Posse dos coordenadores do Curso de Bacharelado em Geografia, gestão 2014/16

Ocorreu no dia 05 de junho de 2014 , a posse da primeira gestão autônoma do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Na ocasião o Prof. Msc Fabiano Luis Belém (vice-coordenador) junto de Danilo Pandinlha (técnico administrativo do referido curso), estiverem presentes no ato da posse. Logo após a posse, foi solicitado a portaria para o cargo de Coordenador e Vice-coordenador  do curso de Bacharelado em Geografia, junto à PROGRAD, através do memo nº 178. A referida gestão ocorrerá no período de dois anos, entre 05 de junho de 2014 e 05 de junho de 2016.

 

Bacharel geo

 

 

IV ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO AMAPÁ V SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNIFAP

Do Espaço ao Lugar: O fazer e o pensar em geografia
13 a 17 de Maio de 2014 – Macapá/AP

O IV Encontro de Geografia do Amapá e a V Semana de Geografia da UNIFAP, realizados pelos Cursos de Geografia da Universidade Federal do Amapá, tem como objetivo reunir estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo tendo como referência a Geografia. Nessa edição, a se realizar em Macapá/AP entre os dias 13 a 17 de Maio de 2014, no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem como título: “Do Espaço ao Lugar: O pensar e o fazer em Geografia”. A temática visa promover debates e reflexões acerca das teorias geográficas e suas aplicações, o pensar e o fazer geográfico, desenvolvidos ou em desenvolvimento nas diversas linhas de abordagens dessa ciência, buscando conhecer suas potencialidades de análise no entendimento da produção do espaço brasileiro e destacando as peculiaridades do estado do Amapá. Neste sentido, vislumbramos os debates do IV Encontro de Geografia do Amapá e V Semana de Geografia da UNIFAP a partir de quatro eixos temáticos:

 

  1. A produção do espaço amazônico, a partir de unidades de conservação, dinâmicas urbanas e rurais, planejamento e desenvolvimento regional;
  2. Ensino de Geografia, envolvendo um debate sobre práticas, vivências e experiências relacionadas à Geografia e ao ensino;
  3. Dinâmicas naturais da paisagem física; e
  4. Geoprocessamento aplicado às práticas geoespaciais.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS:

PRIMEIRA CIRCULAR

ANEXO I – NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DOS TEXTOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

ANEXO II – FICHA DE INSCRIÇÃO

Lançamento e Programação do Projeto “Biodiversidade nas Costas”

O projeto Biodiversidade nas Costas – Tumucumaque tem como objetivo a formação de professores  da rede pública dos municípios amapaenses do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, tendo a biodiversidade como tema motivador.
A ideia é preconizar o estudo dirigido dos principais debates científicos e políticos mundiais sobre biodiversidade, visando a elaboração participativa de instrumentos educacionais e peças de comunicação para mobilização e engajamento social na temática.
A concepção inicial dos instrumentos educacionais foi desenvolvida por professores e alunos dos Colegiados de Ciências Biológicas e Geografia da Universidade Federal do Amapá e esses materiais estarão contidos em um kit-mochila (daí o nome “Biodiversidade nas Costas”) para formação e aplicação em espaços educadores do estado (salas de aula, Unidades de Conservação, ONGs locais e fóruns sociais). Com esse objetivo, busca-se consolidar a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares e demais circuitos de aprendizagem no Estado do Amapá.

O Projeto Biodiversidade nas Costas – Tumucumaque atenderá educadores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) que atuam nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari. A oficina que ocorrerá no período de 20 a 25 de fevereiro, em Macapá, contemplará a próxima fase do Projeto, a elaboração das estratégias pedagógicas de inserção dos instrumentos educacionais no cotidiano escolar, ou seja, como desenvolver atividades com os alunos a partir desses materiais. A oficina terá dois momentos, do dia 20 ao 22 no Auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente; e o segundo que ocorrerá nos dias 24 e 25 nas dependências do Museu da Imagem e do Som (Teatro das Bacabeiras).

Fonte:http://montanhasdotumucumaque.blogspot.com.br/2014/02/projeto-capacita-professores-para-levar.html

Viagem ao PARNA Montanhas do Tumucumaque

Alunos e Professores do curso de geografia da UNIFAP, ligados ao LaPEGeo e ao Laboratório de Geoprocessamento e integrantes do Projeto de Extensão “Produção e Elaboração de Material Didático para Educação Ambiental a partir do Programa Biodiversidade nas Costas – PARNA Montanhas do Tumucumaque” realizaram entre os dias 28 a 31 de Outubro de 2013, viagem de estudos ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.  A viagem  teve como objetivo conhecer o parque, coletar dados, registrar imagens e georreferenciar alguns pontos da área do Tumucumaque, informações indispensáveis para subsidiar a produção dos materiais didáticos que estão sendo elaborados pelo grupo no âmbito do projeto. Além dessas informações, os pesquisadores também tiveram a oportunidade conversar sobre o Parque Tumucumaque com moradores do Município de Serra do Navio e de algumas comunidades que ficam no seu entorno o que contribuiu para uma visão mais abrangente da sociobiodiversidade que envolve o Parque.

Para acompanhar as atividades do Projeto: http://lapegeo.blogspot.com.br/2013/11/uma-viagem-ao-tumucumaque.html