0

SIMPÓSIO ESTADUAL DE GEOGRAFIA

1. APRESENTAÇÃO DO EVENTO

O atual cenário político institucional que o Amapá atravessa, coloca novos desafios para a Geografia e a produção científica como um todo. Recentemente, ocorreram importantes mudanças institucionais e de gestão relacionadas a gestão territorial e ambiental no Brasil e no Amapá. Aproximar as geografias produzidas na academia do contexto de relações sociopolíticas, vinculando o conhecimento científico com a realidade vivida, constitui-se como um importante objetivo desse evento.
Tradicionalmente (desde 1995) é realizado no final do mês de maio a programação alusiva ao dia do Geógrafo (29/05). Essa programação alia o aspecto acadêmico-científico com um evento de cunho sociocultural “FESTA DO GEÓGRAFO”, momento esse que congregamos a comunidade geográfica da UNIFAP, discentes e docentes de outros cursos e egressos do Curso de Geografia.
Neste ano, a temática central a ser discutida, está relacionada com a perspectiva da exploração petrolífera na Margem Equatorial e seus desdobramentos no reordenamento territorial regional. O evento acontecerá na Universidade Federal do Amapá- UNIFAP,  em dois momentos: O primeiro momento acontecerá do dia 22 a 24/06 e o segundo momento acontecerá de 13 a 14/07.

Link abaixo para mais informações sobre o evento.

>>> I CIRCULAR DO SIMPÓSIO ESTADUAL DE GEOGRAFIA <<<

>>> II CIRCULAR DO SIMPÓSIO ESTADUAL DE GEOGRAFIA <<<

>>> APRESENTAÇÃO DE TRABALHO<<<

>>> LISTA DE TRABALHOS APROVADOS E ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO<<<

 

🌐Modelos do Resumo Expandido e do Banner:

>>> RESUMO EXPANDIDO<<<

>>> BANNER<<<

(Caso o arquivo não abra, utilizar o navegador Firefox ou Microsoft Edge)

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *