Você está visualizando atualmente NTI PROMOVE TREINAMENTO DO MÓDULO SIGAA/BIBLIOTECA

NTI PROMOVE TREINAMENTO DO MÓDULO SIGAA/BIBLIOTECA

O Módulo Biblioteca integra o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e disponibiliza uma variedade de funcionalidades voltadas ao gerenciamento de funções bibliotecárias, sendo elas: administração, processos técnicos, aquisição, catalogação, circulação, informação e referência, intercâmbio, produções acadêmicas e relatórios.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), como encarregado pela implantação do sistema, promoveu um encontro presencial entre a colaboradora da empresa contratada SIG Software & Consultoria, e os servidores da Biblioteca Central (BAC), para troca de informações e capacitação. O encontro ocorreu no período de 02 à 06 de Outubro, no laboratório de Informática da própria Biblioteca.

A Analista de Relacionamento da SIG Software, Alexsandra Santana dos Santos Melo, ressaltou a  importância do funcionamento do Módulo para a universidade. “Com a implantação do Módulo Biblioteca do SIGAA serão geradas inovações nos serviços prestados pela Biblioteca da Instituição, solucionando problemas como, por exemplo, o empréstimo inter-bibliotecas, que não ocorria, e a possibilidade de registrar interrupções em dias de feriados, o que beneficiará o usuário, pois os prazos de empréstimos serão recalculados. Além da possibilidade das bibliotecas dos Campi utilizarem o módulo de forma diferenciada, pois é possível configurar, por exemplo, políticas de empréstimos diferentes das da Biblioteca Central”, afirmou Alexsandra.

A Diretora da Biblioteca Central, Maria do Carmo Lima Marques, explica que o treinamento foi primordial para a melhoria na operacionalização do módulo, haja vista que haviam algumas dificuldades para manuseá-lo de forma completa. “A vinda da instrutora Alexsandra Santana, juntamente com o NTI, que viabilizou a capacitação, assegurou o aprendizado, além de sanar dúvidas existentes no módulo, repassando, de forma prática, formas para navegar no sistema, assim como na logística de inserir livros, periódicos e outros materiais, tornando assim o processo mais ágil”, disse Do Carmo.