Você está visualizando atualmente NTI RENOVA ESTRUTURA DE DADOS DA BIBLIOTECA E NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

O Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, entrega nova rede de dados para mais dois prédios a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Nesta nova etapa foram renovados a rede de dados dos prédios da Biblioteca Central e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, sendo implantados 36 pontos cabeados no NAI e 104 na Biblioteca. Também foram disponibilizados 07 pontos de de acesso WI-FI EDUROAM.

De acordo com a Diretora da Biblioteca Central, Maria do Carmo Lima Marques, a renovação da rede de dados era fundamental para os serviços prestados à comunidade acadêmica. “Uma boa estrutura de dados é imprescindível para o bom andamento dos serviços de uma biblioteca universitária, onde o armazenamento e disseminação de dados e informações são necessários para o atendimento da comunidade acadêmica e usuários externos”, ressaltou Do Carmo.

“A Biblioteca informatizada e reestruturada poderá desenvolver suas atividades proporcionando maior agilidade, segurança, facilidade na recuperação de informações, além de intensificar seus treinamentos, seja na plataforma de e-books, portal capes ou outras bases de dados disponíveis na UNIFAP”, afirma Do Carmo.

Para Myryan Sylvia Sousa de Almeida, técnica em assuntos educacionais, a nova estrutura de dados, além de beneficiar as pesquisas dos acadêmicos assistidos pelo NAI, irá auxiliar a administração do Núcleo. “ A implantação da estrutura de dados facilita muito o trabalho administrativo e pedagógico, tendo em vista que o acesso à internet é essencial para serviços administrativos, além de favorecer as pesquisas dos acadêmicos. Também ajudará muito no trabalho de adaptação de material didático acessível, considerando que temos impressoras, digitalizador e leitor braille, que necessitam de internet para seu funcionamento”, disse Myryan.

O próximo local a ser atendido pelo projeto do NTI, para implantação de nova estrutura de dados, será o Campus Santana.