Lançamento de Livro

Lançamento

A Profa. Linara Oeiras Assunção lançou esta semana o livro intitulado “Legislação, Desenvolvimento e Inovação” pela Editora Initia Via. A obra é fruto da sua tese de doutorado, defendida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e recebeu investimento da CAPES, em razão do Doutorado Interinstitucional firmado entre a UFMG e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Os 30 (trinta) primeiros alunos da UNIFAP, que preencherem o formulário abaixo, receberão um link para acesso gratuito à obra pelo Google Livros.

Descrição: “A refundação de um estado passa pela capacidade de gerar conhecimento que repercuta na realidade e promova a autonomia dos membros da sua sociedade. Todavia, o aparato burocrático estatal, do qual o Direito, na sua atividade legislativo-regulatória não se encontra particularmente adequado aos desafios da disciplina da Ciência, Tecnologia & Inovação. Velhas formas de atuação que incluem uma desarmonia entre ações de governo (políticas públicas) e pacotes de atos normativos além da pouca disposição para “tecnologia social” ou mesmo inovações na gestão pública, podem condenar os valores estratégicos insertos nas legislações em CT &I. Uma daquelas estruturas é a responsável pela atividade de legislação e regulação: qual seria o desafio em legislar para o desenvolvimento e como fazê-lo de modo a maximizar os seus efeitos sobre os afetados? Para tal, foi necessária uma argumentação que se estruturou em dois eixos. O primeiro sobre o tipo de legislação o Brasil necessita para os seus assuntos estratégicos, o segundo eixo diz respeito ao tipo de desenvolvimento que precisamos, nesse país de disparidades regionais, ainda que os recursos existam. A falta de uma cultura de planejamento apta a conciliar a qualidade no uso dos recursos, em todos os níveis cobra o seu preço também ao fomentar uma cultura de desconfiança. Essa a seu turno, alimenta a sanha burocrática, que não rima com o ambiente exigido pela inovação.
A curiosidade em compreender como os processos de elaboração legislativa podem concorrer para o desenvolvimento, orientaram o percurso da autora e forjaram um denso libelo pelo desenvolvimento do Brasil, pelo Brasil e para a sociedade brasileira”. Fabiana de Menezes Soares (Prefácio).

Para outras informações, acesse: https://www.initiavia.com/legislacao-desenvolvimento-inovacao

luizlj