Você está visualizando atualmente PDP 2024 – PARTICIPE DESSA CONSTRUÇÃO

PDP 2024 – PARTICIPE DESSA CONSTRUÇÃO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:destaques

O Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) compreende o planejamento das atividades de capacitação e desenvolvimento para os servidores da Universidade Federal do Amapá. Este documento aponta os temas, critérios e metodologias a serem utilizadas para propiciar um desempenho efetivo das competências individuais e setoriais em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UNIFAP).

 

O PDP integra a Política Nacional de Desenvolvimento, instituída pelo Decreto nº 9.991/2019 e do Decreto 10.506/2020, e fundamenta-se na busca pela excelência e melhoria da qualidade dos serviços do setor público ofertados à sociedade.

 

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

 

Em virtude de novas determinações governamentais para essa Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), a UNIFAP passou a utilizar o LNC (Levantamento de Necessidades de Capacitação) como um instrumento oficial para mapeamento das necessidades de desenvolvimento de todos os servidores da Instituição e também de formalização das intenções de afastamentos. Ele norteia o planejamento das capacitações anuais e o PDP. Assim, os servidores com necessidades de realizar atividades de capacitação, qualificação e/ou afastamentos (Licença Capacitação e Afastamento para Qualificação) deverão, obrigatoriamente, preencher o LNC.

 

Ademais, em atendimento às deliberações do governo federal para o PNDP, a certificação de alguns cursos transversais ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP passará a ter a mesma equivalência dos certificados das atividades da Divisão de Capacitação e Educação Profissional – DCEP/PROGEP.