Subordinado à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, é responsável por promover ações para o desenvolvimento da carreira, planejar, executar e acompanhar ações de saúde e qualidade de vida de servidores ativos e aposentados da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Compete ao DDP:
- Gerenciar as ações desenvolvidas pelas divisões a ele subordinadas;
- Subsidiar a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas com informações atualizadas no âmbito dos programas de desenvolvimento de pessoas, visando o aperfeiçoamento dos servidores da UNIFAP;
- Coordenar o processo de Gestão por Competência;
- Formular diretrizes, exarar pareceres e responder a consultas no limite de suas competências;
- Garantir a execução das ações estabelecidas no Planejamento estratégico da PROGEP no âmbito de sua área de atuação;
- Promover o acolhimento dos novos servidores da Instituição.
Diretor: Rosivaldo Souza Cruz – Portaria nº 0460/2024/UNIFAP – WhatsApp: 96 99124-5632
ddp@unifap.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
→ 08h às 12h – 14h às 18h
ORGANOGRAMA DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
DDP: Departamento de Desenvolvimento de Pessoas
- DAA: Divisão de Acompanhamento e Avaliação
- DCEP: Divisão de Capacitação e Educação Profissional
- DSMT: Divisão de Saúde e Medicina do Trabalho
- DQV: Divisão de Qualidade de Vida
à qual compete:
- Gerenciar o sistema de avaliação para fins de homologação do estágio probatório;
- Coordenar o sistema de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação e docentes em Atividades Administrativas;
- Subsidiar a concessão da progressão por mérito profissional;
- Gerar relatórios sobre o desempenho individual e coletivo, para fomentar o plano anual de capacitação e o planejamento institucional;
- Elaborar e atualizar normas técnicas relativas às atividades de avaliação de desempenho e estágio probatório;
- Coordenar a acompanhar o processo de estágio probatório do servidor técnico administrativo;
- Sugerir propostas de inovação para as avaliações de desempenho;
- Elaborar ducumentos de orientação e apoio às atividades de avaliação de desempenho e estágio probatório;
- Realizar levantamento mensal de servidores técnico-administrativos aptos a progredir.
Equipe:
CHEFE: Meire Angela de Brito Inajosa – PORTARIA Nº 0366/2024 – WhatsApp: 96 99127-0583
avaliacaodesempenho@unifap.br
A DCEP organiza o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal do Amapá.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas- PDP/UNIFAP é um dos instrumentos da Política de Desenvolvimento de Pessoas dos Servidores da Universidade Federal do Amapá. E está ancorado na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), estabelecido no Decreto 9.991 de 2019, e tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Está ancorado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020 2024) na perspectiva Aprendizado e Crescimento e Objetivo Estratégico Qualificar e Capacitar os Servidores docentes e técnicos. Apresenta-se como instrumento orientador das ações de capacitação e desenvolvimento para os servidores, no qual constam critérios e metodologias para o desenvolvimento das ações de capacitação.
Para saber mais sobre as atividades de capacitação, busque na página da PROGEP a Aba “Desenvolvimento na Carreira – Técnico administrativo“
ATRIBUIÇÕES DA DCEP
Implementar e coordenar as políticas e as ações de capacitação de pessoal;
Executar as ações de capacitação nos níveis de treinamento e de qualificação, provendo pessoas e materiais para o seu funcionamento;
Realizar o processo de levantamento de necessidades de capacitação nas unidades;
Avaliar a eficiência e a eficácia das ações de treinamento, desenvolvimento e qualificação realizadas pelos servidores;
Proceder à análise de correlação entre o treinamento, o cargo e o ambiente organizacional para fins de concessão de progressão por capacitação e incentivo à qualificação;
Analisar requerimentos de afastamento no país e de licença para capacitação de servidores técnico-administrativos, verificando a consonância com o plano de desenvolvimento dos servidores;
Propor contratos e convênios com entidades públicas ou privadas para fins de capacitação dos servidores;
Elaborar e atualizar normas técnicas e de funcionamento relativas à sua área de atuação.
EQUIPE
CHEFE: Walkíria Gonçalves de Araújo Martins
Elizabete de Menezes Farias Gonçalves – Cargo: Secretária Executiva
Deuseni Oliveira de Sousa – Cargo: Assistente em Administração
(96) 3312-1729
capacitacao@unifap.br
À qual compete:
Coordenar e supervisionar programas e ações na área de saúde, implementados pelo Serviço Atenção à Saúde do Servidor – SIASS;
Processar o cumprimento das normas de medicina e segurança do Trabalho;
Elaborar e executar projetos no âmbito da saúde e outros de sua competência.
EQUIPE
- Warlesson Gonçalves de Freitas
dsmt@unifap.br
Link para acessar a página da DSMT:
Divisão de Qualidade de Vida/DQV
À qual compete:
Coordenação, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas e ações permanentes de gestão de pessoas, visando ao desenvolvimento dos servidores, ao gerenciamento de processos de qualidade de vida;
Atendimento e assistência psicossocial e multi-profissional de servidores.
Objetivos Estratégicos
Para a realização de suas atividades, a DQV estabeleceu os seguintes
objetivos estratégicos:
Promover a valorização humana e profissional do servidor;
Ampliar os serviços de atenção à saúde e realizar ações de promoção à
saúde;
Implantar programas de promoção à saúde.
Responsabilidades Institucionais
A Divisão de Qualidade de Vida (DQV) é vinculada ao Departamento de
Desenvolvimento de Pessoas (DDP), cujo público-alvo são servidores e seus
respectivos dependentes, seu funcionamento, objetivos e atividades encontram
amparo legal a partir de diretrizes técnicas contidas nos documentos a seguir:
Portaria Normativa n°. 3 de 25 de Março de 2013;
Portaria Normativa n°. 3 de 07 de Maio de 2010;
Portaria SRH N° 1261, de 5 de Maio de 2010;
Resolução n° 01/2013-CONDIR de 27 de Março de 2013;
Portaria Normativa n°. 4 de 15 Setembro de 2009;
Decreto n°. 6.856 de 25 de maio de 2009.
Programas da Divisão de Qualidade de Vida
Relação de Programas e seus principais objetivos
1. Programa Educação em Saúde na UNIFAP: Visa à integração e
articulação permanente da educação em saúde, proporcionando melhoria da
qualidade de vida dos servidores da UNIFAP. Assim, contribuindo para o
desenvolvimento integral dos servidores, no quesito qualidade de vida, por meio de
ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das
vulnerabilidades que comprometem o estado físico, emocional e social.
2. Programa de Integração Relacional Psicossocial na UNIFAP:
Aprimorar o relacionamento entre as pessoas na instituição, proporcionar
autoconhecimento e o autodesenvolvimento, além de desenvolver habilidades e
competências sociais a fim de contribuir com atuação pessoal e profissional.
3. Programa de Assistência à Saúde do Servidor e seus Dependentes:
Visa o acompanhamento da saúde, com ações que atendam a legislação, buscando a
melhoria contínua da qualidade de vida, por meio de atendimento individual da equipe
multiprofissional, composta com Médico, Enfermeiro, Psicólogo e Nutricionista.
4. Programa de Educação Alimentar: Melhorar a saúde através da
orientação e adoção de hábitos alimentares saudáveis.
5. Programa Bem–Estar para Servidores com Deficiência: Com
objetivo de acompanhar, valorizar e proporcionar atividades com foco no bem-estar
dos servidores com deficiência.
6. Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA): Ajudar na
adaptação a essa nova etapa e a construção de um novo projeto de vida, minimizando
os impactos psicossociais advindas da condição de aposentado. Objetiva também a
valorização do servidor após a aposentadoria, a promoção de ações culturais e a
integração entre os participantes.
7. Programa de Prática Corporal e Atividade Física: Promover a
realização de atividade física dentro da UNIFAP. Para tanto se faz necessário à
aquisição de equipamentos para alongamento e outras atividades físicas e de lazer,
implantação de espaços personalizados e, principalmente, a orientação de
profissionais qualificados.
EQUIPE
Ediane Caroline Cunha – (Chefe) – caroline.cunha@unifap.br
Revan Araújo – (Psicólogo) – revanaraujo@unifap.br
Camila Lima Filocreão – (Psicóloga)
Franciane Nunes de Souza (Nutricionista)
Helder Damasceno de Albuquerque ( Médico)
(96) 4009-2667
qualidadevida@unifap.br
Agendamento: agendadqvunifap@gmail.com
Link para acessar a página da DQV: