0

O curso de Geografia comemora junto ao Tumucumaque os 10 anos de Criação da Unidade de Conservação

Nos dias 04, 05 e 06 de setembro a unidade de conservação Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, realizou uma programação especial alusiva aos 10 anos de criação, o qual envolveu o conselho consultivo, poder público e a sociedade civil dos municípios do entorno do Parque, tais como: Oiapoque, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene e Almerim.

Também participaram do evento o corpo docente e acadêmicos da UNIFAP: os professores Alexandro Francisco CamargoPablo Fernandezambos do colegiado de Geografia e membros da Coordenação de Articulação Comunitária e Educação Ambiental do Parque. Os professores do colegiado de Ciências Biológicas, Alexandre Souto Santiago e Cristiane Rodrigues Menezes, ambos representantes da UNIFAP no conselho consultivo. Os acadêmicos do curso de Ciências Ambientais, Laís Rocha Fernandes est

agiária da FLONA pelo ICMBIO e Elenildo da Luz Silva – estagiário do PARNA do Tumucumaque pelo CIEE.

Durante essa data, foi inaugurado o Centro Rústico de Vivência (CRV) do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque que é o embrião de um possível Centro de Interpretação da Natureza, que são espaços destinados a apresentar as características de uma unidade de conservação ou de áreas naturais para o público em geral. O CRV foi montando na entrada da Unidade de Conservação por Serra do Navio.

No dia 5 de setembro foi feita uma reunião extraordinária alusiva aos 10 anos de criação da Unidade de Conservação, e foram abordados vários assuntos tais como: retrospectiva da gestão do PNMT, pesquisa em unidades de conservação, uso público, trilhas e educação ambiental.

Os participantes fizeram uma trilha de 700 metros dentro do Parque e observaram como esta unidade de conservação possui aspectos únicos tanto na flora, quanto na fauna.

A presença da UNIFAP na comemoração tem o intuito de fortalecer os laços institucionais, além de construção de ações futuras.

Neste sentido há intenção de ambas as partes são de realizar expedições acadêmicas de pesquisas científicas e turismo ecológico, já que o Centro Rústico de Vivência, que fica dentro do Parque, tem tais funções dentre outras o de uso público.