Docentes do Curso de Geografia iniciam atividade do CPPTA

Os docentes – Profª Drª Daguinete Brito, Profª Drª Jucilene Costa, Prof. Dr. Emmanuel Santos, Profª Msc Celina Marques e Prof. Msc Alexandro Camargo – do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), junto com a equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), iniciaram, no período de 08 à 12 de abril, as atividades do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), nos municípios de Laranjal do Jari e Almerim-PA. No decorrer da semana foram realizadas reuniões apresentando a proposta pedagógica do curso para sensibilizar os representantes das prefeituras e secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios situados no Vale do Jari, bem como os diretores das escolas estaduais e municipais. Nestas reuniões foram abordados pontos específicos do curso, como o método que será utilizado, o público envolvido, o material necessário para sua realização e os objetivos. O projeto conta com o apoio da Organização Não Governamental WWF-Brasil e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). As atividades do curso consistem na fundamentação teórica e capacitação prática de professores da rede pública de ensino, baseando-se na vivência profissional e cotidiana, valorizando o contexto regional. A equipe do curso é constituída por Analistas Ambientais Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), docentes da Universidade Federal do Amapá e demais parceiros. O CPPTA tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizá-los para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade, utilizando as unidades de conservação como fontes geradoras de reflexão. Durante as atividades foram estabelecidas parcerias com a Fundação Jari, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Laranjal do Jari, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Coordenadoria de Educação de Almerim, Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP-AP) e Serviço Social do Comércio (SESC-Jari). A WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta unidade de conservação em duas ocasiões 2006 e 2011.

Fonte: Alessandra Lameira (Assessora de comunicação do PARNA Tucumucumaque) colaboração, Prof.ª Drª Daguinete Brito

Alexandro Camargo