V SINARUB (PRAZOS PRORROGADOS)

V Simpósio Nacional O Rural e o Urbano no Brasil

MR 2

Conf. Enc. e

Atividade cultural

Cred = credenciamento     Conf. Abert. = Conferência de abertura        CL = Comunicações livres

MR = Mesa redonda          Conf. Enc. = Conferência de encerramento

Conferência de abertura: Paradigmas compreensivos da relação campo-cidade

Mesas:

1. Políticas públicas e relação campo-cidade
  2. Movimentos sociais entre o campo e a cidade
  3. Populações tradicionais entre o urbano e o rural

Conferência de encerramento: Ruralidades e urbanidades na Amazônia

Datas importantes

Envio dos resumos: 30/04/2018

Os resumos devem ser enviados para o endereço: sinarubmacapa@gmail.com

Divulgação dos resumos aceitos: 31/05/2018

Envio dos textos finais: 15/08/2018

conta paras depósito: realizar somente depósitos identificados

Banco do Brasil – agencia: 5929-3 conta poupança: 622-x variação: 51 (QUANDO NECESSÁRIO SUBSTITUIR O “X” POR ZERO)

Roni Mayer Lomba

Taxas

Até 08/06/2018

De 08/06 a 15/08/2018

A partir de 16/08/2018

Alunos de Graduação*

Alunos de Pós-Graduação*

Prof. Universitários e outros

Roni Mayer Lomba (UNIFAP, Coordenação Geral)

Júlio César Suzuki (USP)

Patrícia Rocha Chaves (UNIFAP)

Kátia Souza Rangel (UNIFAP)

Jadson Luis Rebelo Porto (UNIFAP)

Jodival Mauricio (UNIFAP)

Danielson Iaparra (UNIFAP)

Silvia Bentes (UNIFAP)

Marlo Reis (UNIFAP)

Roberto de Almeida Junior (UNIFAP)

Comissão Científica

Prof. Dr. Júlio César Suzuki (USP)

Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (UFPA)

Prof. Dr. José Antônio Lobo dos Santos (UFBA)

Prof. Dr. Gláucio José Marafon (UERJ)

Prof. Dr. Rogério Miranda (UNIFESPA)

Prof. Dr. Alberto Pereira Lopes (UFT)

Profa. Dra. Rosa Maria Vieira Medeiro (UFRGS)

Prof. Dr. Emmanuel Raimundo dos Santos (UNIFAP)

Profa. Dra. Patrícia Rocha Chaves (UNIFAP)

Prof. Dr. José Alberto Tostes (UNIFAP)

Prof. Dr. Jadson Luís Rebello Porto (UNIFAP)

Prof. Dr. Gutemberg Vilhena (UNIFAP)

Prof. Dr. Jodval Maurício (UNIFAP)

Formato do Resumo

O resumo, de no máximo 300 palavras, deve conter: introdução, metodologia, resultados e consideração final, em que será considerada a coerência teórico-metodológica da proposta de comunicação livre e os resultados alcançados. Serão aceitos resultados de pesquisas em andamento, bem como os de pesquisas concluídas.

Formato do Trabalho Completo

Os autores deverão enviar texto completo, para compor as sessões de comunicações livres, contendo entre 15 e 30 páginas; elaborado em Word, página tamanho A4, fonte Arial 12, espaçamento de 1,5cm entre linhas; com margens superior, direita e inferior de 2,0 cm e esquerda de 2,5 cm; título centralizado, em português e em inglês ou em espanhol, em maiúsculo e negrito, e subtítulo centralizado, com maiúscula e minúsculas, sem negrito; nome completo do(s) autor(es), nome da instituição e endereço eletrônico do(s) autor(es), utilizando-se de maiúscula e minúscula onde for necessário, recuados à direita; parágrafos justificados e com recuo de 1,25 cm em seu início; com mapas, fotografias, figuras, tabelas e quadros, em preto e branco e em cores, conforme o que for requerido para a melhor apresentação das análises.

O texto deverá, ainda, conter resumo em português, de 5 a 10 linhas, bem como sua versão em inglês, francês ou espanhol, além de três a cinco palavras-chave em português e em uma das outras línguas acima indicadas.

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.