Café Geográfico – CAGEO

O Projeto que leva o título “Café Geográfico” teve início em 23 de dezembro do ano de 2018, com a Gestão 2018-2019 “União e Mudança” do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) e foi continuado pela atual Gestão “FalaGeo” que tomou posse em 02 de dezembro de 2019.

O trabalho que se desenvolveu a partir do primeiro semestre de 2020, encontrou-se em situação adversa, em meio a suspensão do calendário acadêmico a atual gestão do CAGEO o desenvolveu de forma online, buscando aprimorar, desenvolver debates acerca da Geografia e temas que a rodeia, apresentando abordagens geográficas, temas de pesquisas e debatendo sobre o cenário atual.

Na data de 17/06/2020 foi realizado o primeiro encontro através da plataforma de lives do facebook.com/cageo.unifap trazendo o tema à luz a discussão sobre A Geodiversidade do Amapá: Cenários e Perspectivas, contando com o apoio do GPGEO-AP grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Valter Avelar (UNIFAP) e se sucedeu com o tema Crise Atual e Alternativas para o Desenvolvimento Local, com o Prof. Msc. Jonas Pastana (UNIFAP). Também houve o debate sobre O Desmonte das Filosofias e Ciências Humanas, com o Departamento de Filosofias e Ciências Humanos (DFCH) coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Vinicius Freitas (UNIFAP) e Prof. Dr. Genival Rocha (UNIFAP). Após, o Panorama do Gerenciamento Costeiro no Amapá e Abordagem Geográfica com a mediação de Danusa Machado acadêmica da Geografia-UNIFAP e apresentação do Prof. Dr. Orleno Marques do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Teve a conversa sobre Os Rumos da Geografia Frente ao “Novo Normal”: Que Geografia Queremos no Pós-Pandemia com o Prof. Msc. Jonas Pastana e Prof. Dr. Valter Avelar, e finalizando a agenda do primeiro semestre falou-se sobre Geomorfologia Antropogênica com mediação de Vinicius Dias também acadêmico da Geografia-UNIFAP e apresentação do Doutorando da UFRJ Armando Frota Filho. No segundo Semestre o projeto continuou trazendo a discussão quanto A Pandemia do Coronavírus (COVID-19) e as Comunidades Quilombolas no Amapá com a Profª. Drª. Liliane Soares (UNIFAP) e Profª Drª Fátima dos Santos (IFAP), discutiu-se os Movimentos LGBTQI+ Insurgentes em Cidades Ribeirinhas na Amazônia com Hugo Coelho mestrando da UFPA, depois deu-se início a lives pela plataforma Google Meet discutindo Espaço e Religião, evento Online certificado com 5 horas aos participantes, que contou com a mediação do Prof. Marcos Vinicius Freitas (DFCH-UNIFAP) e debate entre o Prof. Dr. Jefferson Rodrigues de Oliveira (UERJ) e Prof. José Arilson Xavier de Souza (UEMA).

O calendário do CAGEO apresenta a realização mensal do Café Geográfico enquanto durar a Pandemia de forma Online e se num possível retorno de forma presencial.

A atual Gestão do Centro Acadêmico vê o projeto como um modo de ensino e debate sobre a ciência geográfica e, num momento frágil como este, refúgio dos tantos problemas do momento em que passamos como estudantes de Geografia.

Guilherme Vitorino (Presidente do CAGEO)