Café Geográfico – CAGEO

O Projeto que leva o título “Café Geográfico” teve início em 23 de dezembro do ano de 2018, com a Gestão 2018-2019 “União e Mudança” do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) e foi continuado pela atual Gestão “FalaGeo” que tomou posse em 02 de dezembro de 2019.

O trabalho que se desenvolveu a partir do primeiro semestre de 2020, encontrou-se em situação adversa, em meio a suspensão do calendário acadêmico a atual gestão do CAGEO o desenvolveu de forma online, buscando aprimorar, desenvolver debates acerca da Geografia e temas que a rodeia, apresentando abordagens geográficas, temas de pesquisas e debatendo sobre o cenário atual.

Na data de 17/06/2020 foi realizado o primeiro encontro através da plataforma de lives do facebook.com/cageo.unifap trazendo o tema à luz a discussão sobre A Geodiversidade do Amapá: Cenários e Perspectivas, contando com o apoio do GPGEO-AP grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Valter Avelar (UNIFAP) e se sucedeu com o tema Crise Atual e Alternativas para o Desenvolvimento Local, com o Prof. Msc. Jonas Pastana (UNIFAP). Também houve o debate sobre O Desmonte das Filosofias e Ciências Humanas, com o Departamento de Filosofias e Ciências Humanos (DFCH) coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Vinicius Freitas (UNIFAP) e Prof. Dr. Genival Rocha (UNIFAP). Após, o Panorama do Gerenciamento Costeiro no Amapá e Abordagem Geográfica com a mediação de Danusa Machado acadêmica da Geografia-UNIFAP e apresentação do Prof. Dr. Orleno Marques do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Teve a conversa sobre Os Rumos da Geografia Frente ao “Novo Normal”: Que Geografia Queremos no Pós-Pandemia com o Prof. Msc. Jonas Pastana e Prof. Dr. Valter Avelar, e finalizando a agenda do primeiro semestre falou-se sobre Geomorfologia Antropogênica com mediação de Vinicius Dias também acadêmico da Geografia-UNIFAP e apresentação do Doutorando da UFRJ Armando Frota Filho. No segundo Semestre o projeto continuou trazendo a discussão quanto A Pandemia do Coronavírus (COVID-19) e as Comunidades Quilombolas no Amapá com a Profª. Drª. Liliane Soares (UNIFAP) e Profª Drª Fátima dos Santos (IFAP), discutiu-se os Movimentos LGBTQI+ Insurgentes em Cidades Ribeirinhas na Amazônia com Hugo Coelho mestrando da UFPA, depois deu-se início a lives pela plataforma Google Meet discutindo Espaço e Religião, evento Online certificado com 5 horas aos participantes, que contou com a mediação do Prof. Marcos Vinicius Freitas (DFCH-UNIFAP) e debate entre o Prof. Dr. Jefferson Rodrigues de Oliveira (UERJ) e Prof. José Arilson Xavier de Souza (UEMA).

O calendário do CAGEO apresenta a realização mensal do Café Geográfico enquanto durar a Pandemia de forma Online e se num possível retorno de forma presencial.

A atual Gestão do Centro Acadêmico vê o projeto como um modo de ensino e debate sobre a ciência geográfica e, num momento frágil como este, refúgio dos tantos problemas do momento em que passamos como estudantes de Geografia.

Guilherme Vitorino (Presidente do CAGEO)

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.