Introdução à Geografia Psicológica

Realizou-se no mês de junho de 2020 o curso “Introdução à Geografia Psicológica” pela plataforma dos cursos livres da Universidade Federal do Amapá, ofertado pelo Prof. Msc Alexandro Francisco Camargo (Geografia/Universidade Federal do Amapá – UNIFAP), junto da Profª Drª Juliana Maddalena Trifilio Dias (Depto. de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e da Profª Drª Márcia Alves Soares da Silva (Depto. de Geografia/Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT).

Tivemos como objetivo fornecer ao público acadêmico aspectos introdutórios da Geografia Psicológica referentes à história, método e aplicações deste campo do saber, além de identificar contribuições das abordagens psicológicas no entendimento do espaço geográfico.

O curso foi organizado em  cinco módulos, totalizando 20 horas. O primeiro módulo consistiu na apresentação do tema, conceitos e história da relação entre Geografia e Psicologia. O segundo módulo tratou de alguns aspectos subjetivos inerentes à Geografia Psicológica, em especial a imaginação. Já no terceiro módulo, apresentamos a relação entre Geografia e Psicanálise, em especial a Geografia Humanista de base psicanalítica. Por fim, o quarto módulo destacou a Geografia das Emoções, apontando metodologias de aplicação da Psicologia no contexto geográfico.

Inicialmente, o curso foi pensado para um público-alvo de 20 cursistas. Porém, uma vez que tivemos mais de 200 inscrições, foi necessária a adaptação da metodologia visando atender a um maior número de alunos, totalizando assim 70 cursistas. Devido ao grande número de interessados, a saber, alunos e professores de instituições de nível municipal, estadual e federal,  planeja-se outras edições, contando com o apoio de universidades parceiras.