0

Introdução à Geografia Psicológica

 

Realizou-se no mês de junho de 2020 o curso “Introdução à Geografia Psicológica” pela plataforma dos cursos livres da Universidade Federal do Amapá, ofertado pelo Prof. Msc Alexandro Francisco Camargo (Geografia/Universidade Federal do Amapá – UNIFAP), junto da Profª Drª Juliana Maddalena Trifilio Dias (Depto. de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e da Profª Drª Márcia Alves Soares da Silva (Depto. de Geografia/Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT).

Tivemos como objetivo fornecer ao público acadêmico aspectos introdutórios da Geografia Psicológica referentes à história, método e aplicações deste campo do saber, além de identificar contribuições das abordagens psicológicas no entendimento do espaço geográfico.

O curso foi organizado em  cinco módulos, totalizando 20 horas. O primeiro módulo consistiu na apresentação do tema, conceitos e história da relação entre Geografia e Psicologia. O segundo módulo tratou de alguns aspectos subjetivos inerentes à Geografia Psicológica, em especial a imaginação. Já no terceiro módulo, apresentamos a relação entre Geografia e Psicanálise, em especial a Geografia Humanista de base psicanalítica. Por fim, o quarto módulo destacou a Geografia das Emoções, apontando metodologias de aplicação da Psicologia no contexto geográfico.

Inicialmente, o curso foi pensado para um público-alvo de 20 cursistas. Porém, uma vez que tivemos mais de 200 inscrições, foi necessária a adaptação da metodologia visando atender a um maior número de alunos, totalizando assim 70 cursistas. Devido ao grande número de interessados, a saber, alunos e professores de instituições de nível municipal, estadual e federal,  planeja-se outras edições, contando com o apoio de universidades parceiras.

 

 

 

 

 

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*