Canal do Youtube do CAGEO

Com o início do Projeto “Café Geográfico”, que se desenvolveu a partir do primeiro semestre de 2020, um Remastering do antigo projeto. Desta vez com uma abordagem online visando atingir o maior número de acadêmicos, a plataforma escolhida foi Facebook e nela foi utilizando o software streamyard. Visto a conjuntura atual se fez necessário uma atuação online do CAGEO.

Neste contexto, surgiu uma oportunidade e a ideia de criar um canal no YouTube para o CAGEO, visto que outros Centros Acadêmicos de Geografia de outras universidades já possuíam seus canais e eram atuantes neles, então em 25 de julho de 2020 foi criado o canal CAGEO UNIFAP, o primeiro canal relacionado a um centro acadêmico de Geografia no Amapá.

O principal intuito do canal CAGEO UNIFAP, é dar mais um meio para que os acadêmicos possam usufruir das horas em LIVES que o CAGEO já tinha proporcionado em rede, só que desta vez uma versão editada e com um pouco mais de qualidade, que ficará armazenada indefinidamente nos servidores do YouTube.

O primeiro vídeo a ser editado foi uma pequena apresentação do novo e repaginado projeto “Café Geográfico” que contou com todos os coordenadores do CAGEO que na oportunidade, através de um debate com os acadêmicos, através de interações no chat, num esquema de perguntas e respostas, foi apresentado o projeto “Café Geográfico”. O vídeo foi intitulado como: APRESENTAÇÃO:::::CAFÉ GEOGRÁFICO

No dia 26/07/2020 foi o dia que foi exportado a primeira palestra do “Café Geográfico”, que contou com a participação do Prof. Dr. Valter Avelar (UNIFAP) coordenador do grupo de pesquisa GPGEO/PPGEO/UNIFAP-AP e moderador da home Page Valter Avelar-GEÓlogo 4GEOs. Você pode achar o WEBNÁRIO como: CAFÉ GEOGRÁFICO| A GEODIVERSIDADE DO AMAPÁ: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS.

Sucedendo, pudemos contar com a participação do Prf. Msc. Jonas Pastana (UNIFAP), o seu webnário tratou da crise atual e alternativas para o desenvolvimento local. Você pode achar o WEBNÁRIO como: CAFÉ GEOGRÁFICO||| CRISE ATUAL E ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

E se sucedendo com o Desmonte das Filosofias e das ciências humanas, com os dois coordenadores do DFCH (Departamento de Filosofias e Ciências Humanas) Prof. Dr. Marcos Vinicius Freitas (UNIFAP) e Prof. Dr. Genival Rocha (UNIFAP). Após, o Panorama do Gerenciamento Costeiro no Amapá e Abordagem Geográfica com a mediação de Danusa Machado acadêmica da Geografia-UNIFAP e apresentação do Prof. Dr. Orleno Marques do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Teve a conversa sobre Os Rumos da Geografia Frente ao “Novo Normal”: Que Geografia Queremos no Pós-Pandemia com o Prof. Msc. Jonas Pastana e Prof. Dr. Valter Avelar.

E para finalizar o ciclo da agenda do primeiro semestre do “Café Geográfico” semana que vem já estará em rede a apresentação do Doutorando da UFRJ Armando Frota Filho, com mediação de Vinicius Dias também acadêmico da Geografia-UNIFAP. E com isso será finalizado o ciclo do primeiro semestre do ano de 2020 do “Café Geográfico”.

A partir da segunda semana de setembro, iniciaremos as postagens do segundo ciclo de palestras do “Café Geográfico” que dará continuidade com as palestras: A Pandemia do Coronavírus (COVID-19) e as Comunidades Quilombolas no Amapá com a Profª. Drª. Liliane Soares (UNIFAP) e Profª Drª Fátima dos Santos (IFAP), discutiu-se os Movimentos LGBTQI+ Insurgentes em Cidades Ribeirinhas na Amazônia com Hugo Coelho mestrando da UFPA.

E ainda esperamos muito mais, o YouTube é uma plataforma com inúmeras possibilidades, capaz de abrir inúmeras portas. Estamos vivendo o preludio de uma realidade totalmente digitalizada e temos que acompanhar, pois no futuro olharemos para traz e veremos a trajetória do CAGEO.

O objetivo com o canal no YouTube do CAGEO é fazer um arranjo, do que for possível das atividades online, no que diz a respeito o Centro acadêmico de geografia e os acadêmicos do colegiado. Como uma forma de documentar as ações de tudo o que diz a respeito a Geografia UNIFAP e claro manter as postagens periódicas dos “Cafés Geográficos”.

A atual Gestão do Centro Acadêmico vê o projeto como um modo de ensino e debate sobre a ciência geográfica e, num momento frágil como este, refúgio dos tantos problemas do momento em que passamos como estudantes de Geografia.

Inscreva-se no canal, compartilhe, dê um joinha e nos vemos na próxima.

Márcio kayorrare (Coordenador Político do CAGEO)

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.