0

Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia

Estimados(as) professores(as), coordenadores(as) de curso e chefes de departamento, bom dia.

 
Esperamos que estejam bem.


Está em pauta a proposta preliminar 1 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Geografia. Tal proposta é datada de 01/09/2020, mas o chamamento é de 13/10/2020 e, segundo este último, até o dia 20/12/2020 o Conselho Nacional de Educação (CNE) aceitará contribuições sobre a referida proposta. 
 
Entendemos que todo o processo foi atropelado, sem diálogo com a comunidade geográfica e ainda realizado em meio a pandemia da COVID-19. Assim, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) redigiu um documento solicitando, dentre outras medidas, a suspensão imediata do Edital de chamamento de 13 de outubro de 2020 e, por consequência, o cancelamento do cronograma vigente. A carta pode ser assinada por toda a comunidade geográfica através do Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrfaVVvZJ66UfZ7eZQmOWf-8EOGDWeMvkT0H77JXscsoVmTQ/viewform

 
As assinaturas serão coletadas até o dia 17/12 (quinta-feira) e o documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.
 
É muito importante a participação de todas(os) para a suspensão do processo e para restabelecimento do debate público que garanta o princípio da pluralidade e da representatividade e que, nesse sentido, envolva as instituições formadoras de profissionais de Geografia, pesquisadores do campo da ciência geográfica, estudantes de graduação e pós- graduação, associações científicas nacionais de representação da comunidade geográfica, movimentos sociais e sindicais.
 
Solicitamos ampla divulgação e estamos à disposição em caso de dúvidas.
 
Atenciosamente,
 
Diretoria Executiva Nacional / Associação dos Geógrafos Brasileiros (DEN / AGB)

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *