CREDENCIAMENTO DE PESQUISADORES(AS)/DOCENTES NO PPGEO-UNIFAP

CREDENCIAMENTO DOCENTE

O Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal do Amapá
(PPGEO/UNIFAP), em conformidade com o Regimento Interno do PPGEO, torna público a presente chamada de credenciamento de novos docentes orientadores, para o nível de mestrado, conforme o calendário da CAPES quadriênio 2021-2024. Esta chamada destina-se ao provimento de até cinco (05) vagas, sendo três (03) para a linha de pesquisa 1 (Paisagem e Dinâmicas Ambientais) e duas (02) para a linha de pesquisa 2 (Sociedade e Dinâmicas Territoriais). Os docentes selecionados poderão iniciar as suas ações de orientação e de docência em 2021. Ressalta-se que a efetivação do credenciamento, junto ao PPGEO/UNIFAP, daqueles(as) orientadores(as) aprovados(as), será condicionada mediante o preenchimento, com matrícula, de vaga discente, ofertada pelo referido(a) orientador(a) de acordo como calendário de testes seletivos do PPGEO. Portanto, não haverá credenciamento automático após aprovação na presente chamada de credenciamento. Quando efetivado o credenciamento o docente condirá à categoria de Professor Colaborador, entretanto, a qualquer tempo, se atendido critérios e necessidades, poderá ser conduzido pelo Colegiado do PPGEO à categoria de Professor Permanente.

Edital completo

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.