Diálogos transnacionais e novas perspectivas na fronteira

No último dia 16 de janeiro a comunidade acadêmica do Campus Binacional de Oiapoque teve o privilégio de participar do evento Perspectiva da Pesquisa na Fronteira Franco-Brasileira: linhas, cooperações e avanços, organizado pelos cursos de História e Letras em parceria com outros colegiados da instituição. A coordenação geral do evento ficou sob a chancela do Prof. Me. Dinaldo Barbosa, que enfatizou a importância do estreitamento das relações interinstitucionais ao transmitir um comunicado oficial da Profa. Dra. Eliane Superti (Reitora da UNIFAP) sobre os projetos de cooperação na fronteira.

alex, renan e dinaldodinaldo, max e gregorygregor

A palestra de abertura ficou a cargo do Prof. Dr. Alexandre Cruz Alves Jr (História), mediada pelo Prof. Me. Renan Marques Birro (Coordenador pro tempore do curso de História). O docente apresentou uma síntese sobre suas pesquisas recentes em forma de artigo, com base na historiografia norte-americana. No segundo momento, docentes e discentes puderam conferir a fala do palestrante/convidado do evento Prof. Dr. Grégory Beriet (Universidade da Guiana). Com tradução simultânea realizada/mediada pelo Prof. Esp. Max do Espírito Santo (Coordenador do curso de Letras/Francês), sua conferência acabou seguindo um tom mais informal, versando sobre as relações políticas, sociais e econômicas na fronteira Brasil/Guiana Francesa, além de questões envolvendo Direitos Humanos, legislação imigratória na França e sua ligação cultural com o departamento ultramarino guianense da Amazônia.

presentessalão cheio 2salão cheio

O evento contou ainda com o apoio de outros docentes, entre eles/elas: Ep. Ramiro Esdras (Licenciatura Intercultural Indígena), Esp. Mário Neto (Coordenador do curso de Pedagogia), Me. Lucinéia Alves (Letras/Francês), Me. Paulo Milhomens (História), Me. Ana Cristina Rocha (História), Esp. Jonathan Viana (História) e Me. Arnaldo Balarini (Enfermagem), entre outros(as).

Realização: Cursos de História e Letras/Francês.

Local: Auditório do prédio Colares (anexo da UNIFAP).

Apoio: Direção do Campus Binacional/UNIFAP, Coordenação de Graduação (COGRAD) e Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA).

paulomilhomens