No último dia 12/02/2016, o colegiado de História do Campus Binacional em consonância com as normas institucionais vigentes, realizou mais uma etapa importante para sua consolidação em quase três anos de existência: eleição para Coordenador e Vice. A comissão eleitoral instituída e atendendo as prerrogativas do edital 01/2016 (Eleições COHIS/2016) fez a condução dos trabalhos com muita tranquilidade e transparência. Aliás, essa é a bandeira encabeçada pela comissão ao convidar o Prof. Eduardo Alfena (Direção Geral) para participar da cerimônia de abertura (votação simbólica) e o pontapé inicial com o Coordenador pro tempore, Prof. Renan Marques Birro.
Como estratégia de reafirmar a importância do processo democrático – que já vem ocorrendo entre todos os cursos que aderiram às eleições diretas – e colocar em prática os mecanismos regimentais da instituição, docentes de outros colegiados também estiveram presentes, como Enfermagem e Geografia, além de servidores técnico-administrativos dos cursos de História (Roberto Veiga) e Direito (Paulo Rossi, este último, prestando apoio logístico).
O processo eleitoral registrou ampla participação entre os (as) discentes (cerca 80% foram às urnas) e docentes 85%. Um indicador significativo para a primeira eleição da COHIS. Embora a comissão tenha registrado a inscrição de apenas uma chapa (História 2016-2018) para concorrer ao pleito, a ampla divulgação do certame pelos docentes e discentes foi significativa. De acordo com as normas do edital, a nova gestão terá um mandato de dois anos.
Estiveram representando a comissão os (as) docentes Ana Cristina Rocha e Dinaldo Barbosa. A posse está marcada para a próxima reunião de colegiado, prevista para o dia 16/02/2016.
Parabéns ao curso de História e sucesso nos próximos trabalhos!