O 1º Debate sobre “Aspectos históricos e territoriais do Amapá”, ocorrido no dia 1º de março no campus Binacional Oiapoque, deu o ponta pé inicial discutindo desde colonização das terras do “Novo Mundo”, passando pela formação de fortificações até a disputa de terras no Cabo Norte.
Este projeto que tem o apoio da Associação dos professores de História (ANPUH-AP) e executado por professores do curso de História-UNIFAP / Campus Binacional, tem como objetivo fomentar as discussões sobre a História do Amapá através de encontros semestrais, tendo como público alvo os acadêmicos do curso de História deste campus.
Neste primeiro debate, tivemos como mediadora, a professora Elke Rocha, contribuindo para o sucesso do evento, além disso, os palestrantes exploraram o TEMA:
“O território amapaense em disputa internacional – Reflexões históricas acerca da disputa territorial no setentrião brasileiro”, apresentado pelos professores Luís Gustavo e Jonathan Viana.
Para o Profº Luís Gustavo, “A relevância deste evento reside em representar um momento de reflexão sobre nosso passado e também, porque não dizer, sobre nossa atual condição periférico-estratégica do Estado do Amapá e de sua nova configuração do cenário político internacional, por debater questões envolvidas na formação de nosso território e na delimitação de nossa fronteira“.
Nas palavras do profº Jonathan Viana, “esperamos que esses debates possam ajudar aos nossos acadêmicos em identificar problemáticas que sirvam de instrumento para a produção científica”.
———————————————————————————————————————————————————————