Professora do colegiado de História participa de seminário que discute o Escudo das Guianas

No dia 15/12/2016, a professora Ana Cristina Rocha Silva, membro do Colegiado de História do Binacional, participou do I Seminário Internacional Biodiversidade, Gestão e Sociedade no Escudo das Guianas, ocorrido no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém.

Na ocasião, a professora participou da mesa redonda intitulada: Biodiversidade e Sociedade no Escudo Guianês. Juntamente com a professora Mestra Ana Cristina, compuseram a mesa o Dr. Fabrício Siqueira Mendes (FACTUR-UFPA), o Dr. Jessé Rodrigues (SUFRAMA- Manaus) e o Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho (UNIFAP).

Ana 3

O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa Biodiversidade, Gestão e Sociedade no Escudo das Guianas, do qual a docente tornou-se membro. As atividades do grupo são lideradas pela Dr. Lígia Simonian (NAEA/UFPA).

Dentre os objetivos do grupo, destaca-se o fomento à cooperação educacional, científica, administrativa e cultural entre os países que integram a região do Escudo das Guianas.

Desse modo, também participaram do evento o Dr. Jack Menke, Reitor da Universidade Anton de Kom, no Suriname e o Dr. Marten Schalwijk, professor da referida universidade, os quais proferiram os painéis de abertura dessa primeira edição do seminário. Destaca-se que tais pesquisadores, agora, também integram o grupo de pesquisa que organizou o evento.

Um dos desdobramentos da participação da professora Ana Cristina no grupo de pesquisa citado é a aquisição completa da coleção Formação Regional da Amazônia para a biblioteca do campus Binacional. A coleção foi doada pela Editora do NAEA, que publicou os quatro volumes da coleção em 2015.

Ana 5

Ana 2 Ana 4