Historiador e sociólogo Paulo Milhomens lança obra sobre xamanismo e jesuitismo na América Portuguesa.

O professor Paulo Milhomens (docente do curso de História da Universidade Federal do Amapá e Doutorando em Sociologia pela UFPB) acaba de lançar o livro Imaginário resiliente: ensaios sobre xamanismo, jesuitismo e América Portuguesa (2019) pela Mídia Gráfica & Editora (João Pessoa, Paraíba) e com parceria e divulgação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Resultado de uma pesquisa realizada na PUC-SP, o trabalho trata de forma interdisciplinar temas concernentes à História do Brasil, sobretudo, o período equivalente ao século XVI. O livro é composto por dois ensaios que tratam da Modernidade histórica e imaginária através do pensamento jesuítico (tanto na Península Ibérica como na América Portuguesa). Já primeiro ensaio discute de forma mais universal o pensamento arquetípico xamanista e a função sócio-histórica do mito.

O livro será lançado oficialmente em julho na UFPB e posteriormente em outras instituições como Universidade Federal Fluminense e Universidad de La República (Uruguay).

Livro disponível em:

www.drive.google.com/file/d/1QNf8kGi4ckMp3VFHAkISEZkwSZtdcf17/view

Bibliografia complementar disponível em:

www.cchla.ufrn.br/publicacoes/arche.pdf

paulomilhomens