Aula de Campo na Aldeia Indígena do Manga

No mês de outubro, o colegiado de História do Binacional consagrou a disciplina Prática de Ensino de História com ênfase em História das Prisões com a apresentação de trabalhos na comunidade tradicional Aldeia Indígena do Manga.

Os trabalhos foram apresentados pelos os acadêmicos do Curso de História oriundos das comunidades tradicionais, indígenas e afrodescendentes, e os demais acadêmicos. Além da presença do Coordenador do Projeto, o Prof. Dr. Dinaldo Silva Júnior, registramos a presença da Coordenação do Curso de História o Prof. MSc. Jonathan Viana e o Técnico João Pinheiro, do Cacique da Aldeia do Manga, José Elito dos Santos, dos Alunos, dos Professores e de Coordenadores da Escola Estadual Jorge Iaparra situada na própria Aldeia, além dos integrantes da Comunidade.

As temáticas abordadas foram: História das Prisões e as Comunidades Tradicionais, Elementos de Tortura e de Apreensão de membros das Comunidades Tradicionais ao longo da História do Brasil e os Aspectos Sócio-Culturais das Punições dentro das Comunidades Tradicionais exercidas por seus Membros, entre outras.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

paulomilhomens