Colóquio Internacional de L’Interculturalite et de la Pluriethnicite en Guyane

Com o título Enjeux de L’Interculturalite et de la Pluriethnicite en Guyane: les pratiques de la relation d’aide et de soin en question, o Colóquio Internacional promovido pelo o grupo de Migration Interculturalité Education en Amazonie – MINEA da Universidade da Guiana, ocorrido em Cayenne durante os dias 9 e 10, e em Saint-Laurent du Maroni durante os dias 12 e 13 de dezembro de 2019, possibilitou além da integração internacional de pesquisadores e estudantes, a difusão de projetos inovadores e ampliou as parceiras de instituições internacionais para o ano de 2020.

Sob o prisma da dimensão multiétnica e multicultural da Guiana, da dinâmica histórica e demográfica de uma sociedade aberta e em profunda mudança os profissionais de educação, da assistência social, acadêmicos e pesquisadores são conduzidos, “a se relacionar”, deixando às vezes sua própria identidade para buscar resposta aos questionamentos: Como esses profissionais lidam com essa alteridade cultural, revelando seu próprio “sentimento de ser diferente”? Que
consciência eles têm disso? Como essa diferença afeta suas práticas? Que
feedback podemos coletar nesses campos de prática? (Fonte: https://www.univ-guyane.fr/colloque-enjeux-de-linterculturalite-et-de-la-pluriethnicite-dans-la-relation-daide-et-de-soin-en-guyane/)
.

Na ocasião, o Campus Binacional foi representado pelo o Prof. Dr. Dinaldo Silva Júnior do Curso de História do Binacional e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande.

Com o tema Quelques pratiques bresiliennes d’enseignement dans un espace carceral français: un exemple en Guyane, os pesquisadores do Dinaldo Silva Júnior e Stephane Granger, puderam sistematizar suas práticas educativas em ambiente prisional francês, marcando o debate da importância de introduzir o ambiente prisional como um espaço formal de educação.

Registramos a presença de pesquisadores e professores brasileiros de diversas instituições, com pesquisas inovadoras, objetivando dar suporte aos segmentos assistenciais.

Agradecemos as interações, apoio e recepção dos Professores Pablo CASTANHO, Sébastien CHAPELLON, Karine NAZIR, Odaleia FERREIRA, William CADASTRAING, Rosuel LIMA PEREIRA, Silvia MACEDO, Stephane GRANGER e dos acadêmicos.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.univ-guyane.fr/ugfm/index.php?dir=docs/universite/colloque-travail-social-interculturalite/biobibliographies

https://www.univ-guyane.fr/colloque-enjeux-de-linterculturalite-et-de-la-pluriethnicite-dans-la-relation-daide-et-de-soin-en-guyane/

paulomilhomens