0

Projeto Afrocientista 1º Edição

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Amapá (NEAB-UNIFAP) desde o ano de 2019 tem realizado o Projeto Afrocientista. As ações do Afrocientista são voltadas a contribuir na formação, letramento científico e étnicorracial de estudantes negras/es/os oriundos de escolas públicas de Macapá, a partir de uma determinada escola parceira do Projeto. Na primeira edição do Projeto o NEAB contou com a parceria da Escola Estadual Profa. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, e entre as diferentes ações realizadas destacamos a formação ocorrida no dia 9 de agosto de 2019, então denominada “Afro-Ancestralidades e saberes: práticas de letramento científico” a qual contemplou 12 estudantes do Ensino Médio. Durante esse evento, a formação foi realizada com a participação de professores com formação em diversas áreas do conhecimento e significativa trajetória de pesquisa e contribuições na educação das relações étnicorraciais, a saber:
• Profa. Dra. Nicéa Quintino Amauro – Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (2018-2020) e articuladora nacional do projeto.
• Profa. Dra. Simone de Almeida Delphim Leal – Vice-Reitora da UNIFAP
• Prof. Dr. Rosivaldo Gomes – Coordenador da 1ª Edição do Projeto Afrocientista pelo NEAB-UNIFAP
• Profa. Dra. Alexsara de Souza Maciel – Coordenadora do NEAB- UNIFAP (2018-2020)
• Profa. Dra. Piedade Lino Videira – Membro Pesquisadora do NEAB-UNIFAP
• Profa. Raimunda Rita Souza – Diretora da Escola Estadual Profa. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço.
• Prof. Fernando Silva Souza – Professor participante do Projeto pela escola.
Esses são alguns dos registros dos eventos de abertura da 1ª edição, para mais informações sobre o projeto visite a página da Abpn https://www.abpn.org.br/post/i-semin%C3%A1rio-do-projeto-afrocientista-neab-unifap