I Módulo
Movimentos Sociais Negros no Brasil e no Amapá: aspectos históricos e bandeiras de luta
Ementa: Apresentar as trajetórias dos movimentos sociais negros no Brasil e no Amapá, destacando o papel que desempenham na construção da luta contra as desigualdades raciais, a partir da perspectiva dos diferentes segmentos (mulheres, juventudes, comunidades quilombolas, afrorreligiosos, Lgbt).
II Módulo
Marcos Legais/regulatórios de luta antirracista no Brasil Pós Durban: um olhar para a construção das políticas de ação afirmativa
Ementa: Esse módulo é dedicado à análise das legislações instituídas no Brasil com objetivo de criminalizar práticas racistas, bem como para promover políticas de ações afirmativas com incidências na redução de desigualdades de gênero e de raça (Estatuto da Igualdade Racial, Lei 10.639/03, Política de Saúde da População Negra, Lei de Cotas – 12.711/12, dentre outras)
III Módulo
Bases epistemológicas e conceituais para construção de conhecimento na perspectiva antirracista
Ementa: O módulo deverá possibilitar um olhar sobre categorias teórico-analíticas fundantes para compreensão dos processos de exclusão, dominação e produção do racismo na sociedade brasileira (patriarcado, colonialismo, imperialismo, escravidão negra, feminismo negro, racismo, raça, branquitude). Será abordado também os aspectos relativos à metodologia do trabalho científico.
IV Módulo
Análise dos Marcos Regulatórios das Políticas Públicas Afirmativas no Amapá
Ementa: Esse módulo é dedicado à avaliação de políticas públicas e programas de ação afirmativa (saúde, educação, comunidades quilombolas), no sentido de orientar a construção de agenda política para atuação dos movimentos sociais nesses campos , em especial.
V Módulo
Construção dos trabalhos de conclusão de curso
Ementa: Durante o módulo serão expostas as versões preliminares dos trabalhos de conclusão de curso para diálogo entre os participantes e orientação dos professores responsáveis.