Projeto Quelônios do Oiapoque

No dia mundial do meio ambiente(05 de junho), a equipe do Campus Binacional participou de uma das etapas do Projeto Quelônios do Oiapoque, realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/IBAMA com diversos parceiros institucionais. A estrela do projeto é o Podocnemis unifilis (fotos), responsável pelo equilíbrio ambiental e segurança alimentar de milhares de ribeirinhos da Amazônia continental. Trata-se um quelônio de rara beleza e também de fácil identificação por sua coloração peculiar. Com a soltura de mais mil e duzentos tracajás no rio Oiapoque o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/IBAMA totaliza o quântico de um milhão de filhotes de tracajás devolvidos aos rios amazônidas somente nos estados do Pará e Amapá. O projeto engloba diversas atividades de educação ambiental junto aos alunos do ensino fundamental e médio do município tais como oficinas de artesanato, aulas de biologia e distribuição de material didático, culminando com os estudantes realizando a soltura. Na oportunidade, o diretor do Campus Binacional do Oiapoque, Paulo Roberto Miranda destacou a importância da implementação de parceria entre a UNIFAP e o IBAMA via novos alunos do curso de Ciências Biológicas, a ser iniciado em agosto próximo.

Fotos: Ramiro Esdras