OPORTUNIDADE DE BOLSA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS

Todos os anos o Programa Hilfsfonds, projeto de responsabilidade social da editora Springer, escolhe um país ou região para distribuir uma bolsa com o objetivo se de incentivar estudantes com dificuldades financeiras a continuar seus estudos. Para mais informações sobre a Springer, por favor acessehttp://www.springer.com/br/. Para saber mais sobre o programa Hilfsfonds, acesse:http://www.springer.com/gp/about-springer/social-engagement/social-responsibility.

Em 2015, o Brasil foi escolhido como país agraciado pelo Hilfsfonds. Sabendo da diversidade cultural do nosso país, o comitê organizador do projeto definiu como alvo desta campanha pessoas advindas de comunidades tradicionais brasileiras (conforme definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social), dentre os quais incluem-se povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, caboclos, dentre outros. Deste modo, este projeto visa distribuir um valor total de EUR 35.000,00 a até quatro candidatos, para fins de auxílio estudantil, incluindo tanto gastos diretos (taxas de inscrição, material escolar, equipamentos), quanto indiretos (moradia, transporte, alimentação, etc.).

Pré-requisitos para os candidatos

Como pré-requisitos, os candidatos devem apresentar as seguintes características:

1. Ser proveniente de comunidade tradicional, conforme definido pelo MDS.
  2. Ser cidadão brasileiro e residente no Brasil.
  3. Estar aceito ou cursando curso de graduação ou pós-graduação.
  4. Estar em situação de vulnerabilidade social.
  5. Ter cursado ensino fundamental e médio em instituição pública.

Inscrições

Para validarmos as inscrições, precisamos que cada candidato encaminhe a seguinte documentação:

1. Carta de intenções escrita pelo candidato. Essa carta deve ressaltar: sua história pessoal, envolvimento em atividades comunitárias, o porquê da necessidade de receber a bolsa, descrição do uso que fará da bolsa e o diferencial que a bolsa trará para a comunidade à qual pertence.
  2. Comprovação de inscrição em instituição de ensino superior acreditada.
  3. Ficha de inscrição (anexo).
  4. Documentação para comprovação de relação à comunidade tradicional. Este não é um item obrigatório da inscrição, mas nos auxiliará a verificar a autenticidade da relação dos candidatos inscritos com a comunidade tradicional que alegam pertencer. Isso nos auxiliará a garantir que apenas candidatos verdadeiramente pertencentes às comunidades tradicionais em questões venham a receber o auxílio dado pelo Hilfsfonds. Para tanto, itens como cartas de recomendação, certificados ou documentos de outras ordens, emitidos por ONGs, líderes comunitários, departamentos públicos, instituições de ensino, pastorais, entidades religiosas ou outras instituições são válidas.

O prazo de inscrição encerra-se em 30 de setembro de 2015 e o resultados serão divulgados em 15 de outubro de 2015. O valor total da bolsa (35.000 EUR) será dividido igualmente entre os candidatos, que receberão a bolsa em três parcelas, em dezembro de 2015, 2016 e 2017. A liberação da bolsa em 2016 e 2017 estará sujeita a aprovação de um tutor, membro do comitê do Hilfsfonds, que acompanhará o bolsista ao longo desses três anos, com a preocupação principal que verificar a continuidade dos estudos do bolsista.

Para inscrição, todos os documentos devem ser enviados para Gabriel Pires (Gabriel.Pires@Springer.com), com cópia para Hilfsfonds.Brasil@Springer.com.

FICHA DE INSCRIÇÃO: Hilfsfond 2015 – ficha de inscrição