O ensino da educação das relações étnicorraciais a partir da Lei N. 11.645/08

DSC09501  DSC09508  DSC09528  DSC09506

O Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão tornam-se essenciais para estreitar as relações entre universidade e a sociedade e, tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de uma política nacional de integração entre as áreas de Educação e Cultura, considerando a urgência em promover o reconhecimento da educação das relações étnicorraciais e saberes culturais como campos de conhecimento da educação básica e, notando-se que o município de Oiapoque bem como outros municípios do Estado do Amapá encontram dificuldades no que concerne à implementação da Lei N. 11.645/08, Lei esta que aborda a temática afrodescendente e indígena na educação básica. Assim, o Projeto de extensão intitulado “O ensino da educação das relações étnicorraciais a partir da Lei N. 11.645/08” visa proporcionar ao educador conhecimentos e orientações para que os professores do município do Oiapoque no final do Projeto construam materiais didático-pedagógicos que possam servir de subsídios para seu fazer no contexto de sala de aula. A partir dessa premissa fora trabalhado no dia 9 de setembro a segunda etapa do referido Projeto com os professores das sete escolas municipais da área urbana do município de Oiapoque. O encontro foi realizado em dois momentos (manhã e tarde), no primeiro momento o professor Fredson Vulcão palestrou sobre a lei 10.639/03, 11.645/08, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, os PCN’s e sugestões de como trabalhar a temática em questão na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. No segundo momento a professora Manoela Araújo palestrou sobre como trabalhar educação étnicorracial no Ensino Médio, a diversidade Étnicorracial e a cultura afrobrasileira.