Professores de Enfermagem do Campus Binacional participam do 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem

FOTO 01  FOTO 04  FOTO 03  FOTO 02

Nos dias 27 a 30 de outubro, os professores Fabio Rodrigues Trindades e Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, do curso de Enfermagem, participaram de evento Nacional,  na cidade de São Paulo. O Congresso Brasileiro de Enfermagem, em sua 67º versão, ocorreu concomitantemente com o 4º Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem (CLAHEn). O evento teve como tema central: “Para onde caminha a Enfermagem Brasileira?” no qual além de palestras aconteceram oficinas que congregaram representantes dos serviços de saúde, de instituições de ensino e órgãos de classe com discussões acerca da visão mundial da enfermagem na saúde, educação, desenvolvimento humano, integralidade do cuidado na perspectiva jurídico-legal, ético-política e técnico-científica e as relações multidisciplinares e multiprofissionais. Na ocasião a profº. Fernanda Matos  apresentou os seguintes trabalhos:  Reflexões sobre comorbidades psiquiátricas em usuários de substâncias psicoativas : uma contribuição para a prática assistencial e  Vivenciando a prática docente em uma aldeia indígena no município do Oiapoque, Amapá e o professor Fabio Trindade apresentou os trabalhos: Aspectos que sinalizam qualidade de vida aos pescadores idosos de oiapoque – AP desenvolvido com sua aluna de Iniciação científica Tamilles Alves de Oliveira de Assunção e Envelhecimento saudável e qualidade de vida elaborado juntamente com a aluna Jenifer Barbara Fernandes Costa também aluna da Iniciação científica.

Vale destacar que os trabalhos tem coautoria com mais docentes do curso como Anapaula Martins e Nádia Eugênio. Além disso, os professores participaram de minicursos realizados no pré-congresso sobre Revisão Sistemática e Saúde Indígena.

Este tipo de evento segundo a professora Fernanda Matos “é de grande valia para adquirir novos conhecimentos e se atualizar no campo da pesquisa. A programação foi intensa com excelentes palestras e também participei dos Minicursos sobre Saúde Indígena no qual pude estreitar laços com pesquisadores da área e o curso de Revisão Sistemática se pôde discutir esse vasto e atual método de pesquisa”.

O professor Fabio Trindade teve a oportunidade de contatar com pesquisadores a nível nacional e integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn- Nacional) onde nesse congresso foi anunciada a criação da ABEn – secção Amapá e com isso a importância de nos inserirmos nesse contexto para fortalecer nossa classe além de atualização de conhecimentos e novas técnicas de pesquisa.