POSSE DO PRIMEIRO DIRETOR ELEITO DO CAMPUS BINACIONAL MARCA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DO OIAPOQUE

07  05  IMG_3076  06

Na última sexta-feira (06.10.2017) foi um dia um histórico para a sociedade do município de Oiapoque, pois ocorreu a solenidade de posse do primeiro diretor eleito democraticamente pela comunidade acadêmica do Campus Binacional do Oiapoque.

A solenidade de posse contou com a participação da magnífica reitora da Universidade Federal do Amapá Eliane Superti, do senador João Capiberibe (importante parceiro do campus com a liberação de emendas aplicadas nas obras que estão em execução) participaram também outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Conforme o diretor empossado, professor Doutor Francisco Otávio Landim Neto, a nova gestão do Campus será fundamentada nos pilares do respeito institucional, organização, competência, eficiência, transparência e na ampla participação da comunidade acadêmica no processo de acompanhamento dos atuais problemas e nas tomadas de decisões que envolvem o Campus.

De acordo o professor Otávio Landim atualmente as universidades brasileiras estão sendo atingidas diretamente com a redução de investimentos financeiros que acarretam na precarização dos importantes serviços educacionais que são prestados a comunidade. Nesse sentido, tendo em vista articular um movimento forte e coeso de resistência diante deste cenário de crise, faz-se necessário implementar uma organização no sentido de estabelecer uma gestão administrativa com ações firmes e fortes sempre pautadas no amplo diálogo junto ao corpo técnico, discentes e docentes a partir de uma união de forças visando resolver os problemas e conquistar melhorias para o Campus.

IMG_3026  04  02  03

A partir do contexto citado a professora Cilene Campetela (vice diretora) ressaltou a necessidade da efetivação de um conjunto de articulações com os representantes políticos do estado do Amapá visando assegurar recursos financeiros para o Campus Binacional do Oiapoque visando fornecer mais qualidade ao trabalho administrativo e pedagógico desenvolvidos na instituição. Ela assegurou que existe a urgente necessidade da nova gestão contribuir para a existência de uma política voltada ao reconhecimento profissional dos servidores do Campus, que atualmente tem-se um direito que é negado para a maioria dos servidores que está relacionado ao adicional de fronteira que deveria está implementado para os profissionais desde o ingresso no Campus, precisamos nos unir para ter este direito garantido.

O núcleo gestor do Campus constituído pela direção geral e coordenações possuem respaldo para encaminhar e discutir os problemas junto a reitoria e as Pró-reitorias da UNIFAP, sendo necessário resignificar a relação entre o Campus e reitoria.

O diretor entende que a transformação social pode ser alcançada pela implementação de uma educação de qualidade e o ensino superior é um importante elo deste processo tendo em vista que a formação de profissionais com qualidade tem o poder de iniciar o tão desejado processo das mudanças sociais no município de Oiapoque. Ele enfatizou que “chegou a hora de unirmos forças para a Consolidação do Campus Binacional do Oiapoque. Unidos Somos Fortes !!!”.

IMG_2999  IMG_3010  IMG_2995  08