RELATÓRIO DA REUNIÃO ALUSIVA AO DIA DAS AMÉRICAS EM OIAPOQUE

1_abertura  2_comemorativa  3_cleuton  1_jonatan

A Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA) da Universidade Federal do Amapá, realizou no último dia 12 de outubro de 2017 o encontro alusivo ao DIA DAS AMÉRICAS, evento que  ocorreu em vários municípios de fronteira no Brasil em parceria com a UNESCO.
Em Oiapoque/AP, o evento ocorreu na Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional, no auditório Colares da UNIFAP das 09h da manhã às 12h. Participaram do evento acadêmicos, entre eles, professores, estudantes e técnicos, autoridades públicas que representaram os órgão da cidade e pessoas da comunidade.

O nome deste encontro, em Oiapoque, foi:
Fronteiras Culturais: aqui começa o Brasil/ Frontières Culturelles: Ici commence le Brésil

Durante o encontro, foram apresentadas aos interessados no tema, as propostas Programa: Diálogo na Fronteira Ministério da Cultura do Brasil/UNESCO realizado entre a UNIFAP e o consultor Ricardo Almeida em 2016. A comunidade acadêmica, bem como, pessoas da comunidade, representantes de associações e outros movimentos independentes, no sentido de colaborar com mais sugestões para a implementação das políticas públicas no município, sugeriram a realização de outras reuniões que possam discutir atividades culturais para que sejam fomentados projetos de cultura em Oiapoque, assim como na elaboração de políticas públicas de integração cultural;

Alguns convidados, apresentaram suas pesquisas sobre a fronteira, entre eles, destacamos o professor do Colegiado de História do Campus Binacional, Jonathan Viana, que apresentou a palestra “Para além da fronteira”, tema ligado à sua pesquisa de dissertação de mestrado e  acadêmico do curso de Geografia, Cleuton Miranda apresentou a palestra “Conflitos entre unidades de conservação e povos tradicionais”. Os participantes apresentaram propostas que foram debatidas na manhã de quinta-feira, e que serão, inclusive, encaminhadas ao Seminário Cultural e Pensamento América Latina que ocorrerá em dezembro na Universidade de Goiás.

Ao final do encontro, o grupo participante fez uma foto comemorativa que será enviada ao Ministério da Cultura por ocasião do encontro. Os resultados serão encaminhados para o Seminário sobre Fronteiras, organizado pela Universidade Federal de Goiás e o MinC.

Também foi apresentado o vídeo com depoimentos gravados durante o diagnóstico feito por Ricardo Almeida, consultor da UNESCO que esteve em Oiapoque ano passado. Trata-se de um vídeo (resumido) que busca transmitir O OLHAR DE UM FRONTEIRIÇO.

Mariana Janaina dos Santos Alves
COPEA