I ENCONTRO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS E DE EGRESSOS DO PPGLET

Tema: “COMPARTILHANDO SABERES E EXPERIÊNCIAS”

Data: 12, 13, 14, 15 de julho de 2022

Local: Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Modalidade de realização: On-line

APRESENTAÇÃO

O I ENCONTRO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS E DE EGRESSOS, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá (PPGLET/UNIFAP), trata-se de um evento que visa promover o intercâmbio, a reflexão e a troca de conhecimentos entre docentes, acadêmicos, mestrandos e egressos, além de oferecer a eles a oportunidade de divulgarem atividades de extensão já realizadas ou em andamento que tratem sobre temas relativos a linguagens e/ou práticas de ensino.

O evento inscreve-se na temática: COMPARTILHANDO SABERES E EXPERIÊNCIAS e acontecerá nos dias 12,13,14 e 15 de julho de 2022, de forma gratuita e on-line. Será composto por comunicações orais, relatos de experiência  e oficinas, contando também com conferência de abertura proferida pelo Professor Dr. Eduardo Alves Vasconcelos/UNIFAP e finalizada por uma conferência pelo Professor Dr. Rosivaldo Gomes/UNIFAP. Além dos momentos de discussão propiciados pelo encontro, haverá a produção do caderno de resumos e os anais do evento.

As inscrições para apresentação de comunicação oral e relatos de experiência deverão ocorrer em uma das seguintes categorias:  aluno de graduação/pós-graduação ou professores da rede pública ou privada de ensino, sendo que o trabalho precisará se enquadrar em um dos eixos temáticos do encontro (expostos à frente). Serão aceitas apresentações sobre resultados de projetos de extensão, de atividades de professores da rede pública e privada, pesquisas de iniciação científica e relatos de experiências de mestrandos do PPGLET e de outros cursos, tanto da UNIFAP quanto de outras Instituições de Ensino Superior.  Os certificados de participação e de apresentação de trabalho serão emitidos em até 60 dias após a realização do encontro. Para ter direito ao certificado o participante deverá ter 75% de frequência.

OBJETIVOS DO ENCONTRO

1. Proporcionar e evidenciar, por meio dos projetos de extensão, as contribuições do PPGLET/UNIFAP para inserção da pesquisa no cenário local e nacional e para a transformação social.

2. Mostrar o papel que a Universidade Pública e as atividades de extensão, desenvolvidas por Mestrandos do PPGLET, exercem nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas.

3. Promover diálogos e trocas de conhecimentos entre mestrandos, docentes e egressos.

EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS DO EVENTO

1. A importância das Atividades de Extensão Universitária (em Libras, em comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, dentre outras).

2. Desafios e perspectivas da Extensão Universitária.

3. Saberes culturais, experiências e relatos de atividades advindas dos projetos de extensão realizados em comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, dentre outras.

4. Relatos de atividades desenvolvidas nas escolas por professores da rede pública ou privada, que dialoguem com o ensino e a comunidade.

Para mais informações veja o site do evento.