Bolsas

Programa de Demanda Social (DS) – CAPES/DS

Promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Condições obrigatórias

As bolsas serão concedidas a instituições de personalidade jurídica de direito público e ensino gratuito, avaliadas pela CAPES com nota igual ou superior a três.

Como funciona?

As bolsas de estudo do DS são gerenciadas pelas instituições e cursos de pós-graduação, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, conforme orientações da CAPES.

Processos Seletivos:

Chamada n. 3/2019 – PPGLET/UNIFAP

Chamada n. 3/2019 – PPGLET/UNIFAP – Resultado

 

Regimento do PPGLET

Art. 28. As bolsas de estudo serão distribuídas pelo PPGLET conforme a disponibilidade, seguindo critérios estabelecidos em edital específico e em consonância com normas das agências de fomento.

1O processo de seleção dos bolsistas será realizado por uma Comissão de Bolsas, a qual será constituída por, no mínimo, 03 (três) membros, sendo presidente o Coordenador do programa, no mínimo 1 (um) representante dos docentes (professor permanente) escolhido pelo colegiado do programa e 1 (um) representante discente escolhido por seus pares.

2A Comissão de Bolsas tem caráter permanente, com escolha de seus representantes a cada ano em reunião de colegiado.

3Será de responsabilidade da Comissão de Bolsas realizar a elaboração do edital contendo os critérios para a seleção e a concessão das bolsas.

4Qualquer assunto inerente a bolsas de estudo, qual seja: redistribuição, substituição, cancelamento, apuração de irregularidades etc., deverá ser apreciado pela Comissão de Bolsas.

5O PPGLET não garante bolsas de estudos.

Art. 29. Discentes bolsistas não podem apresentar nenhuma reprovação em disciplina, tampouco perder o prazo estipulado para o exame de qualificação e para a defesa da dissertação, sob pena de perda da bolsa.

Art. 30. O período máximo para fazer jus à bolsa de estudos é de até 24 meses.

Art. 31. Discentes bolsistas deverão cumprir obrigatoriamente estágio docente.

Art. 32. Casos omissos serão apreciados pela Comissão de Bolsas e apresentados ao colegiado do PPGLET para deliberação.

 

COMISSÃO DE BOLSAS – PPGLET/2019

Portaria n. 0961/2019

Eduardo Alves Vasconcelos (Presidente)
Natali Fabiana da Costa e Silva (Representante Docente)
Kerllyo Barbosa Maciel (Representante Discente)