0

UNIFAP APROVA A TOTALIDADE DAS PROPOSTAS DE PROCAD AMAZONIA E PVNS AMAZONIA, SUBMETIDAS À CAPES

Entre os dias 20 e 21 de setembro, a CAPES divulgou as propostas de PROCAD e PVNS submetidas pelas IES da Região Norte. Em meados do primeiro semestre de 2018 foram publicados editais, pela CAPES, cuja origem tem vinculação com um Grupo de Trabalho composto por Reitores do Norte e representantes do Órgão de fomento, para fortalecimento e consolidação da Pós-graduação na Região Norte, a fim de reduzir as assimetrias regionais.

Os editais publicados foram o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD AMAZONIA e Programa de Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS. A Universidade Federal do Amapá participou com cinco propostas como proponente, por meio dos Programas de Pós-graduação em Educação, Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas, Desenvolvimento Regional e Ciências da Saúde, e aprovou todas as cooperações interinstitucionais.

No âmbito do PVNS o edital autorizava a participação das Instituições com até quatro bolsas de Professor Visitante e a UNIFAP também aprovou todas as propostas enviadas. Os Bolsistas contemplados foram na área da Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente. De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa Helena Simões, “este resultado finaliza um período de gestão da pró-reitoria que contou com a participação ativa dos professores da pós-graduação stricto sensu da UNIFAP. Espera-se que a curto e longo prazos tanto o PROCAD quanto o PVNS possam alavancar o conceito dos cursos de mestrado da nossa Universidade para abertura dos doutorados”.

Risam Costa