Você está visualizando atualmente CAPACITAÇÃO DOCENTE

CAPACITAÇÃO DOCENTE

Considerando o retorno às atividades de ensino, e as novas ferramentas de trabalho, o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/PROGEP) convida os docentes da Unifap para participar das Capacitações na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.

Curso 01 – Didática para Facilitação de Aulas remotas

Objetivos de Aprendizagem: O objetivo geral do curso é preparar os docentes para a aplicação de métodos e procedimentos didáticos em plataformas digitais, considerando os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos, o modelo andragógico Knowles e a concepção de aprendizagem experiencial de Kolb para práticas educacionais ativas.

Metodologia: Exposições dialogadas; Exercícios individuais e em grupos; Apresentação de miniaulas.

Principais Tópicos

• Educação de adultos: fundamentos teóricos aplicados a facilitação de aulas remotas;
  • Teoria de aprendizagem experiencial de Kolb;
  • Organização e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem: planejamento de atividades para ambientes síncronos e assíncronos;
  • Elaboração de objetivos de aprendizagem;
  • Estratégias e técnicas de ensino para facilitação de aulas remotas;
  • Melhores práticas no uso de recursos didáticos aplicáveis em ambiente virtual;
  • Relação professor-aluno: delimitação de responsabilidades dos diferentes atores na facilitação de aulas remotas.

Turma Sala Virtual 105

Período de inscrição: 15/03/2021 – 09/04/2021

Período das aulas: 19/04/2021 – 03/05/2021

Turma Sala Virtual 106

Período de inscrição: 22/03/2021 – 16/04/2021

Período das aulas: 26/04/2021 – 07/05/2021

O Curso será realizado por transmissão ao vivo, ou seja, o participante deverá acompanhar o curso em tempo real. A carga horária é de 35 horas compostas por 21 horas síncronas (ao vivo) e 14 horas assíncronas (atividades OBRIGATÓRIAS no Google Sala de Aula – Classroom). As turmas desse curso são realizadas no Horário de Brasília. Os cursos geralmente são realizados em período parcial (manhã ou tarde) e as aulas acontecem em dias alternados, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras. Para saber qual é o horário específico da turma que possui interesse, acesse o site.
Acesse: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/929/

Curso 02 – Temos que dar aulas remotas… E agora?

As aulas presenciais estão suspensas e temos que dar aulas online. São aulas planejadas para ser presenciais e que precisam ser remotas. Como manter o uso de metodologias ativas nesse formato? Como oferecer cursos inovadores? Como garantir que os objetivos serão alcançados? Neste curso buscamos discutir alguns conceitos, ferramentas e dicas para que você encontre suas próprias respostas.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Aulas Remotas – Por onde começar…

Módulo 2 – Atividades Assíncronas

Módulo 3 – Ferramentas para Atividades Síncronas