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Atualização Cadastral de Dados Pessoais

SERVIDOR (A),

Para que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas possa mantê-los informados é necessário que seus dados pessoais estejam sempre atualizados.
A atualização de dados cadastrais junto à Universidade é de responsabilidade dos Servidores Públicos Federais e deve ser feita constantemente tanto para facilitar o contato, quanto para evitar qualquer problema por inconsistência nas informações.

Como fazer a atualização de dados cadastrais?
O SIGEPE Servidor e Pensionistas funciona como uma base cadastral dos Servidores junto ao Governo Federal e órgãos públicos.
O primeiro cadastro pode ser feito pelo órgão responsável ou pelo Servidor. Já a atualização de dados cadastrais no SIGEPE pode ser por causa do cumprimento de uma exigência, por exemplo.
Na oportunidade, convocamos todos os servidores ativos, inativos e estagiários que tenham acesso ao SIGEPE, a procederem a com a atualização cadastral de dados pessoais dos seguintes dados:
E-mail;
Endereço;
Telefone (s) para contato;
Estado Civil.

Para atualização de dados cadastrais no SIGEPE, siga o passo a passo:

1 – Acessar o Portal do Servidor ou SIGAC
O SIGAC (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login) é o autenticador do SIGEPE. Para acessar a conta, o Servidor deve inserir o CPF e a senha cadastrada anteriormente.  Aqueles que ainda não tiverem o login, podem criar também online e em poucos minutos. Outra alternativa é o uso do certificado digital.

2 – Selecionar SIGEPE Servidor e Pensionista
Ao logar na plataforma, pelo site, basta selecionar “SIGEPE Servidor e Pensionista” para prosseguir.

3 – Acessar a opção Dados Cadastrais
Quem precisar acessar a atualização de dados cadastrais no SIGEPE deve clicar em “Dados cadastrais” na tela inicial e depois selecionar o serviço específico.
Ao clicar no menu vão aparecer os 4 (quatro) serviços disponíveis:

Dados Pessoais

Dados básicos de contato como nome, e-mail e telefone que podem ser atualizados ao clicar em cima do respectivo campo e em “atualizar”. Em seguida, será aberta uma nova janela para inserir os dados corretos. Para finalizar basta clicar em “gravar”.

Atualização via SIGEPE Mobile

O mesmo serviço pode ser acessado pelo aplicativo SIGEPE Mobile. Depois de logar, é preciso clicar em “Dados Cadastrais”. Um novo menu será aberto com os demais serviços como “Dados Pessoais” e “Endereço”.
Para editar é preciso clicar no botão “Atualizar”. Na opção e-mail inserir o e-mail pessoal e institucional e clicar no botão gravar. Na opção endereço, atualizar os dados desejado e obrigatoriamente o telefone e clicar no botão gravar.
Após gravar a atualização o Servidor deve confirmar as mudanças clicando em “Sim” no aviso que irá aparecer na tela. A confirmação também se dará com um aviso: “Pronto! Atualização efetuada com sucesso.”

As inconsistências cadastrais também podem ser consultadas pelo aplicativo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Ainda ficou com dúvidas?

Então confira as respostas das principais dúvidas: Para que serve essas alterações?
A alteração dos dados cadastrais do Servidor no SIGEPE tem o objetivo de atualizar e-mail, nome, estado civil, contatos e endereço, direto pela plataforma.

Quem pode utilizar este serviço?
Servidores ativos, inativos e estagiários que tenham acesso ao SIGEPE, conhecido também como o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal.

O que são Inconsistências Cadastrais?
São divergências que precisam ser sanadas. A Unidade Pagadora sinalizará os dados que precisam de revisão.

De quanto em quanto tempo o cadastro precisa ser renovado?
Conforme necessidade ou exigência.

Informações adicionais podem ser consultadas no link https://www.gov.br/servidor/pt-br/acessoa-informacao/faq/aplicativo-sigepe-mobile/consulta_atualizacao-cadastral/dadoscadastrais#Pergunta02

Fundamentação Legal:
Lei 8.112 de 11/12/1990(Art. 117, Inciso XIX)
Lei 9.527/1997 de 10/12/1997