0

Acadêmicos de Geografia apoiaram o Censo da APA do Curiaú

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) iniciou no dia 14 de junho, o censo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, com o apoio de 22 acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os graduandos estão em campo aplicando os formulários e georreferenciando locais chaves (casas e propriedades rurais), utilizando equipamentos de Assistente Pessoal Digital (PDA), disponibilizados pelo IBGE.

O censo tem como objetivo cadastrar os moradores da APA do Curiaú, além de realizar um levantamento atualizado dos aspectos socioeconômicos e ambientais, bem como o georreferenciamento dos locais com pressões antrópicas, de conflitos, de uso comum e de potencialidades econômicas.

A preparação para a realização do censo na APA está sendo feita desde abril deste ano, onde primeiramente foi realizado um curso de capacitação, com a parte teórica sobre abordagem e aplicação de formulários à comunidade rural, noções de mapeamento participativo, importância das aplicações de normas para o ordenamento de uma unidade de conservação sustentável (zoneamento), entre outros.

Durante o mês de maio, os acadêmicos participaram da organização dos eventos da Rio+20 e da Semana do Meio Ambiente. “As informações coletadas durante o censo vão contribuir para formulação de políticas públicas para as comunidades desta Unidade de Conservação”, explicou a chefe da Unidade da APA, Sirley Figueiredo.

“Além de colaborar com o projeto da Sema, estamos podendo ter contato com a ferramenta PDA do IBGE. O censo é o momento de nós acadêmicos colocar em prática o que aprendemos durante o curso de capacitação realizado pela Sema”, disse a acadêmica do curso de Geografia da Unifap, Sílvia Almeida dos Santos.

“Que a partir do censo, a Secretaria de Meio Ambiente possa complementar uma base de dados mais consistente para os moradores da APA do Curiaú”, concluiu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo. As entrevistas estão sendo feitas nos turnos da manhã e tarde, na APA do Rio Curiaú.

Mônica Silva/Sema

Fonte: http://www.correaneto.com.br/site/noticias/27406

0

Acadêmicos de Geografia realizam curso de aperfeiçoamento para o Censo da APA do Curiaú

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) prepara uma turma de 22 acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para fazer o censo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú. Os graduandos estarão em campo aplicando os formulários e georreferenciando locais chaves, utilizando equipamentos de Assistente Pessoal Digital (PDA), disponibilizados pelo IBGE.

O curso de formação inclui palestras com técnicos das coordenadorias da Sema: Geoprocessamento e Tecnologia da Informação (CGTIA); Gestão de Unidades de Conservação (CGUC); Educação e Informação Ambiental (Ceia); Políticas e Normas Ambientais (CPNA); assim como da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adin) da Sema e do Conselho de Recursos Hídricos do Estado do Amapá (CERH).

Durante a formação, os temas abordados são: organograma da Sema, manuseio de GPS, abordagem e aplicação de formulários à comunidade rural, noções de mapeamento participativos, importância da aplicações de normas para o ordenamento de uma unidade de conservação sustentável (zoneamento), Política de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Amapá com ênfase na Bacia do Rio Curiaú, entre outros.

“Esperamos que a Secretaria de Meio Ambiente possa, por meio desse apoio da Unifap, complementar uma base de dados mais consistente para os moradores da APA do Curiaú”, concluiu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo.

“Essas informações subsidiarão as tomadas de decisões para uma gestão adequada na APA, como também vai contribuir para formulação de políticas públicas para as comunidades desta Unidade de Conservação”, explicou a chefe da Unidade da APA, Sirley Figueiredo.

“Além de colaborar com o projeto da Sema, vamos poder ter contato com as ferramentas PDA do IBGE, GPS, entre outros. Esse curso vai dar a oportunidade aos acadêmicos de colocarem em prática o que aprendemos na teoria”, disse a acadêmica do curso de Geografia da Unifap, Silvia Almeida dos Santos.

Na primeira fase do curso, está sendo ministrada a parte teórica. Na próxima etapa será realizada a parte prática (de campo), no período de 17 de abril a 28 de junho.

Tamara Tavora/Sema

Fonte: http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/28980/