0

Acadêmicos de Geografia apoiaram o Censo da APA do Curiaú

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) iniciou no dia 14 de junho, o censo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, com o apoio de 22 acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os graduandos estão em campo aplicando os formulários e georreferenciando locais chaves (casas e propriedades rurais), utilizando equipamentos de Assistente Pessoal Digital (PDA), disponibilizados pelo IBGE.

O censo tem como objetivo cadastrar os moradores da APA do Curiaú, além de realizar um levantamento atualizado dos aspectos socioeconômicos e ambientais, bem como o georreferenciamento dos locais com pressões antrópicas, de conflitos, de uso comum e de potencialidades econômicas.

A preparação para a realização do censo na APA está sendo feita desde abril deste ano, onde primeiramente foi realizado um curso de capacitação, com a parte teórica sobre abordagem e aplicação de formulários à comunidade rural, noções de mapeamento participativo, importância das aplicações de normas para o ordenamento de uma unidade de conservação sustentável (zoneamento), entre outros.

Durante o mês de maio, os acadêmicos participaram da organização dos eventos da Rio+20 e da Semana do Meio Ambiente. “As informações coletadas durante o censo vão contribuir para formulação de políticas públicas para as comunidades desta Unidade de Conservação”, explicou a chefe da Unidade da APA, Sirley Figueiredo.

“Além de colaborar com o projeto da Sema, estamos podendo ter contato com a ferramenta PDA do IBGE. O censo é o momento de nós acadêmicos colocar em prática o que aprendemos durante o curso de capacitação realizado pela Sema”, disse a acadêmica do curso de Geografia da Unifap, Sílvia Almeida dos Santos.

“Que a partir do censo, a Secretaria de Meio Ambiente possa complementar uma base de dados mais consistente para os moradores da APA do Curiaú”, concluiu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo. As entrevistas estão sendo feitas nos turnos da manhã e tarde, na APA do Rio Curiaú.

Mônica Silva/Sema

Fonte: http://www.correaneto.com.br/site/noticias/27406

 

Alexandro Camargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *