Month: dezembro 2020
CREDENCIAMENTO DE PESQUISADORES(AS)/DOCENTES NO PPGEO-UNIFAP
CREDENCIAMENTO DOCENTE
O Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal do Amapá
(PPGEO/UNIFAP), em conformidade com o Regimento Interno do PPGEO, torna público a presente chamada de credenciamento de novos docentes orientadores, para o nível de mestrado, conforme o calendário da CAPES quadriênio 2021-2024. Esta chamada destina-se ao provimento de até cinco (05) vagas, sendo três (03) para a linha de pesquisa 1 (Paisagem e Dinâmicas Ambientais) e duas (02) para a linha de pesquisa 2 (Sociedade e Dinâmicas Territoriais). Os docentes selecionados poderão iniciar as suas ações de orientação e de docência em 2021. Ressalta-se que a efetivação do credenciamento, junto ao PPGEO/UNIFAP, daqueles(as) orientadores(as) aprovados(as), será condicionada mediante o preenchimento, com matrícula, de vaga discente, ofertada pelo referido(a) orientador(a) de acordo como calendário de testes seletivos do PPGEO. Portanto, não haverá credenciamento automático após aprovação na presente chamada de credenciamento. Quando efetivado o credenciamento o docente condirá à categoria de Professor Colaborador, entretanto, a qualquer tempo, se atendido critérios e necessidades, poderá ser conduzido pelo Colegiado do PPGEO à categoria de Professor Permanente.
Comunicado sobre o pleito eleitoral das coordenações dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado)
Senhoras Coordenadoras dos Cursos de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado)
Considerando que não houve inscrições aos pleitos eleitorais para coordenação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia – UNIFAP, essa Comissão eleitoral declara Esvaziada o referido pleito devido a não apresentação de chapas concorrentes.
Nesse sentido, solicitamos que o processo eleitoral seja incutido como pauta na próxima reunião do Colegiado de Geografia (Lic e Bach) para o procedimento de escolha dos próximos coordenadores para o biênio 2021-2022.
Atenciosamente,
A Comissão eleitoral.
NOTA TÉCNICA BNC-FORMAÇÃO E REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA
“Este texto sistematiza os debates, problematizações e reflexões realizados pela ANPEGE ao longo das reuniões realizadas neste semestre (2020/2)1, a partir da Resolução CNE/CP nº 12, de 20 de Dezembro de 2019, que define as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui uma Base Nacional Comum (BNC-Formação).
O presente documento foi produzido com o intuito de subsidiar debates em torno dos currículos dos cursos de licenciatura em geografia na atual conjuntura, e é endereçado
sobretudo às coordenações de curso e aos NDEs (Núcleos Docente Estruturante).
Por isso, está organizado nos itens que seguem:
1. O contexto político econômico de produção da Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019;
2. Problematizações em torno do impacto na formação inicial e continuada da BNC Formação nas licenciaturas em Geografia;
3. Defesa da autonomia universitária, da implementação da DCN 02/2015 e da revogação da BNC-Formação.”
VEJA O DOCUMENTO COMPLETO ANEXO.
Fonte: ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia
www.anpege.ggf.br
A percepção ambiental de discentes sobre as consequências da instalação da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, Porto Grande/AP, Brasil
DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ACADÊMICA: Fabiola Tavares Ferreira
TÍTULO: A Percepção Ambiental de discentes sobre as consequências da instalação da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, Porto Grande/AP, Brasil
ORIENTADORA: Profª Drª Daguinete Maria Chaves Brito
DATA: Terça – feira (15/12/2020)
HORÁRIO: 14:30 h.
BANCA:
Profª Drª Daguinete Maria Chaves Brito – Presidenta
Profª Drª Eliane Aparecida Cabral da Silva – Membro
Msc. Eduardo Queiroz de Lima – Membro
Link da Apresentação: vai ser enviado minutos antes da defesa.
Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia
Estimados(as) professores(as), coordenadores(as) de curso e chefes de departamento, bom dia.
Edital de eleição para coordenação do curso licenciatura em Geografia – UNIFAP
DAS DISPOSIÇÕES E CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL
Este Regimento objetiva disciplinar o processo de Eleição para os cargos de Coordenador(a) e Vice Coordenador(a) do CURSO DE LICENCIATURA, Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), para exercerem mandato por dois (02) anos consecutivos, a contar da data de posse, de acordo com o Art. 88, caput e parágrafos, do Regimento Geral da UNIFAP.
Edital de eleição para coordenação do curso bacharelado em Geografia – UNIFAP
DAS DISPOSIÇÕES E CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL
Art. 1º – Este Regimento objetiva disciplinar o processo de Eleição para os cargos de Coordenador(a) e Vice Coordenador(a) do CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA, Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), para exercerem mandato por dois (02) anos consecutivos, a contar da data de posse, de acordo com o Art. 88, caput e parágrafos, do Regimento Geral da UNIFAP.
Ciclo de Debates em Educação Geográfica
No dia 04 de dezembro, teremos o encontro com a Prof. Dr. Pablo Moreira Fernandez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com o tema “Imaginações Amazônicas: (re)Pensando o Uso da Fotografia como Linguagem Educativa”.