Livro Droits de l’homme Propositions Universelles Parte 1

Foi iniciada no mês de dezembro uma série de atividades alusivas ao lançamento do livro Droits de l’homme Propositions Universelles sob coordenação dos pesquisadores Dinaldo Silva Júnior, Diego Moura de Araújo e Elena Martínez-Zaporta Aréchaga, e com os revisores Genevieve Chevassus, Édina Brito, Teresa Solaz Ramírez e Stéphane Granger.

O livro que é composto por 09 artigos e reúne pesquisadores de várias nacionalidades com temáticas variadas.

Prefaciando a obra, contamos com a contribuição magistral da Embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame. Abrindo a série de artigos, tivemos o artigo INNOVATIONS DU STATUT DE LA PERSONNE HANDICAPÉE ET DE LA RECONNAISSANCE DU MARIAGE DES HANDICAPÉS INTELLECTUELS, sob coordenação dos pesquisadores da UNIFAP e membro do Ministério Público do Estado do Amapá, Cinthia Coutinho Picanço e Nicolau Eládio Bassalo Crispino.

Logo em seguida, o artigo SINOPSIS DE LA RELACIÓN CONSTITUCIÓN POLÍTICA-CONSTITUCIÓN ECONÓMICA EN EL ORDENAMIENTO COLOMBIANO, com a contribuição dos pesquisadores colombianos, Andrea Alarcón-Peña e José López-Oliva. Descrevendo a SYMBOLIC VIOLENCE AND ETHICAL CONFLICTS IN HEALTHCARE FOR ADOLESCENTS, temos os pesquisadores e representantes do Ministério Público do Maranhão, Ilma de Paiva Pereira, Marco Antonio Barbosa Pacheco, Márcio Thadeu Silva Marques, Cássius Guimarães Chai e Rosane da Silva Dias.

Já o artigo PROTECCIÓN INTERNACIONAL DE LOS DERECHOS DE NIÑOS Y NIÑAS MIGRANTES: UNA REFLEXIÓN CRÍTICA contou com os pesquisadores do Chile e Polônia, Bruno Aste Leiva e Marta Szygendowska.

Com ênfase na temática fronteira franco-brasileira, temos 02 artigos, sendo o ANÁLISIS SOBRE MIGRACIONES Y VIOLACIÓN DE LOS DERECHOS HUMANOS, organizado pelos pesquisadores da UNIFAP Joel Sousa do Nascimento, Dinaldo Silva Júnior e Carmentilla das Chagas Martins, bem como, o artigo VIOLENCIA, MUJER Y LA FRONTERA FRANCOBRASILEÑA: CARACTERÍSTICAS Y DIMENSIONES, sob coordenação do professor e pesquisador Dinaldo Silva Júnior e as alunas Biatriz Oliveira da Silva e Josilene Gusmão Amorim.

Aprofundando seus estudos na Universidade de Lisboa, o magistrado e pesquisador da UNIFAP, Diego Moura de Araújo, apresenta o artigo O DEVER DE COOPERAÇÃO NA BUSCA DE UMA SOLUÇÃO AMIGÁVEL AOS CONFLITOS, bem como, na mesma guisa a pesquisadora da Universidade de Lisboa Gisele Amaral Moura de Araújo que trás uma discussão cara sobre A APLICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO PRODUTOR EM PORTUGAL E A DIGNIDADE DOS CONSUMIDORES. Por fim, uma temática urgente é apresentada por Franciani Aparecida de Lara com o artigo TRATADOS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

Droits_de_l’homme_Propositions_Universelles_divulgação