0

CARTA ABERTA DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS (CCLFRAN) E DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS (CCLING) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS MARCO ZERO

Obrigado 2023!

O ano de 2023 foi um ano de grandes vitórias para os cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero, portanto, ano para agradecer aos discentes, aos docentes, à sociedade amapaense; ao mesmo tempo, para nos fazer refletir, manter-nos atentos cada vez mais à qualidade do curso, àquilo que somos neste tempo e lugar amazonicos.

Neste ano de 2023, como de praxe, nosso corpo docente continuou participando dos maiores eventos nacionais e internacionais da área de Linguística e Literatura; continuou participando como membro convidado de bancas de dissertações e teses regionais e nacionais, assim como em bancas de concursos. Neste ano, docentes emitiram uma dezena de pareceres às revistas mais prestigiadas da área; uma dezena de artigos foi publicada. Em Linguística, por exemplo, em dossiê intitulado Multilinguismos na Amazônia coorganizado com outros professores e publicado na revista Moara (ISSN 0104-0994), professores do curso chamaram a atenção para o tema do multilinguismo nesta região do planeta; tema ainda pouco explorado, apesar de sua grandiosidade. Em Literatura, o escopo nos escritores e escritos da/na Amazonia (amapaense), destacando-se o curso de extensão Pororoca – Escrita Criativa, que nos proporcionou a visita de escritores tais como Carla Nobre e Rostan Martins; o Banzeiro de poéticas e prosas, com os convidados Bruno Muniz, Márcio Barros, Poetas Azuis, Tiago Quingosta.

No cenário internacional, estreitaram-se ainda mais os laços acadêmicos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão com a Université de Guyane. Professores do curso foram contemplados em edital, com recurso financeiro, para um conjunto de atividades a serem realizadas naquela Universidade. Intenções de parcerias foram firmadas com a Université de Tours. Da mesma forma, fomos visitados por professores da Université de Poitiers.

Seja no âmbito nacional, seja no âmbito internacional, os cursos de Letras mantiveram-se altivos em relação a seus temas de pesquisa e de extensão: as populações amazônicas em suas multifacetadas formas de uso da língua(gem). Pesquisas e extensões foram realizadas com populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, dos centros urbanos, dos centros rurais.

Nossos discentes tiveram a oportunidade de realizar, em coparticipação com mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET-UNIFAP), ações de extensão em escolas de Educação Básica de comunidades remanescentes de quilombolas. Também reflexivo das ações contínuas de aproximação com a Educação Básica, sob supervisão docente, os discentes do curso realizaram o I Seminário de Prática Pedagógica do Curso de Letras da UNIFAP.

Nossos discentes participaram de programas de intercâmbios na Universidade de Toulouse – Jean Jaurès, tendo a oportunidade de realizar estudos na área de Literaturas e Tradução. Em concurso de mobilidade acadêmica promovido pela UNIFAP, o primeiro lugar geral foi conquistado por discente de nosso curso, que se encontra atualmente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Numa visita especial, o curso recebeu um dos mais relevantes artistas da cena cultural local: Jhimmy Feiches, egresso do curso de Letras Português e Inglês. Acadêmicos do curso realizam performance poética e musical durante programação da Semana da Francofonia organizada pela Associação de Professores de Francês do Estado do Amapá (APROFAP). Discentes do Centro Acadêmico de Letras realizaram de maneira grandiosa o II Seminário do Centro Acadêmico de Letras Língua, Literatura e Educação: vozes e olhares sobre fazer científico. Discentes do curso também realizaram a III Feira Culturalde Língua Inglesa.

Em 2023, foram fortalecidos e estreitados os laços docentes e discentes emaranhados com o ensino, a pesquisa, a extensão, as línguas multifacetadas, os sujeitos, a dignidade, o respeito à Amazonia, à diversidade, à qualidade dos cursos de Letras da UNIFAP no Campus Marco Zero. Numa incontestável prova da relação com o mercado de trabalho, estes cursos figuraram entre

aqueles com maior quantitativo de aprovados em concurso docente realizado pelo Governo do Estado do Amapá. Certamente, dentre tantos outros indicadores deste resultado, a unidade do Colegiado de Letras, que nos permitiu trabalhar no campus até em dias sem energia elétrica. Tudo isso como reflexo de nosso respeito inquestionável aos discentes.

Em 2023, conquistamos um dos maiores símbolos de nossa existência enquanto curso: nota máxima em avaliação do MEC ao curso de Letras Português e Francês: sim, conscientes e atuantes em nosso contexto linguístico e literário regional, NÓS SOMOS UM CURSO DE LETRAS LOCALIZADO NA AMAZONIA BRASILEIRA COM NOTA 5. Nada mais espetacular e

representativo daquilo que somos!

Com esta nota, conscientes do que está por vir, reiteramos para 2024 nosso compromisso com uma formação sólida calcada nos conhecimentos científicos, práticos, aplicados capazes de permitir uma interação consciente, inovadora e interativa com as ciências da linguagem e com próprio mercado de trabalho, sobretudo, de modo a contribuir fortemente com a promoção de igualdade de oportunidades e justiça social.

Por fim, reiteramos nosso profundo respeito à sociedade amapaense em todas as suas múltiplas faces! Que venha (Feliz) 2024!

É o que desejamos:

Feliz Natal!

Ano Novo de muitas alegrias, saúde e realizações a todos os que fazem os cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero.

Prof. Antonio Almir Silva Gomes (CCLFRAN)

Profa. Rosileni Pelaes de Morais (CCLING)

Coordenação do Curso de Letras