0

Curso de Letras ganha novo Grupo de Pesquisa registrado no CNPq: Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF

O grupo de pesquisa Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF tem como objetivo reunir pesquisadores das áreas de Letras/Francês para refletir sobre as diferentes formas, funções, história e poética das escritas de si em língua francesa com o intuito de propor caminhos didáticos, como a “leitura subjetiva” (ROUXEL; LANGLADE, 2004) e outros, para o uso desses textos ou gêneros literários nas aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) nas escolas e universidades públicas do Estado para a construção da identidade social na língua-alvo dos aprendentes. “Escritas de si” é uma locução genérica que abrange uma ampla categoria de escritos que assumiram formas variáveis ao longo dos séculos até o presente e dos quais a autobiografia é possivelmente a forma mais conhecida. Entretanto, conforme Simonet-Tenant (2017, p.8), não se trata apenas de autobiografia – no sentido de um relato retrospectivo que uma pessoa real faz da sua vida num espírito de verdade, as “escritas de si”: […] constituem uma nebulosa de contornos variáveis conforme as posições teóricas que, sumariamente, abrangem a autobiografia, o diário pessoal, as cartas, as Memórias e o testemunho, nomeadamente textos que têm por objeto uma realidade extralinguística vista através do prisma da subjetividade.

 A escolha da escrita de si justifica-se assim por ser motivadora tematicamente, pois permite ao aluno leitor criar ligações entre o lido e sua própria vivência. Essa experiência de leitura que associa literatura e vivências pode ser realizada em um primeiro momento sem a intermediação das diversas teorias sobre a literatura (História, Crítica e Teoria literárias).

São assim objetos de reflexão deste grupo as reflexões sobre “escritas de si” associadas ao seu ensino através da “leitura subjetiva” ou outra forma de metodologia. Essas reflexões objetivam em última análise, associar “literatura” e “didática das literaturas” em língua estrangeira e, particularmente, as literaturas em língua francesa.

 

Líder: Profa. Dra. Annick Marie Belrose

Vice-Líder: Profa. Dra. Érika Pinto de Azevedo 

Coordenação do Curso de Letras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *