O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – Neab/Unifap, realizou nos dias 16 e 17 de novembro de 2017 o evento em alusão ao Mês da Consciência Negra, intitulado “Ações Afirmativas: Para Além das Cotas”, que teve como principal objetivo contribuir para a ampliação do debate e do alcance das Políticas de Ações Afirmativas no âmbito das Instituições de Ensino Superior locais e Estado do Amapá.
No primeiro dia (16/11), pela manhã, ocorreram dois minicursos simultaneamente, intitulados: “Identidades Guianenses: olhares e percepções de uma escritora / autora Guianense”, ministrado pela Profa. Christelle Johnny e “Saúde da população negra”, ministrado pela Profa. Nelma Nunes – Neab/Unifap.

Minicurso: “Identidades Guianenses: olhares e percepções de uma escritora/autora Guianense”, ministrado pela Profa. Christelle Johnny
O evento seguiu pela parte da tarde, com a Abertura Solene, tendo como convidados Pró-reitora Camila Risso (Prograd), Reitora Eliani Superti, Deputada Cristina Almeida, Profa, Piedade Lino Videira (Coordenadora Geral do Neab), Irlon Maciel (Proeac e Neab) e Profa. Christelle Johnny, convidada da Guiana Francesa.
Foi entregue uma singela Menção Honrosa a Raimunda Nazaré da Silva Ramos (Raimunda), notória figura do movimento negro no estado do Amapá, que foi recebida pela sua filha Daiana Ronieli Ramos dos Santos.
O evento encerrou seu primeiro dia com a primeira roda de conversa que recebeu o nome do evento “Ações Afirmativas: para além das Cotas”, participaram da roda de conversa o Prof. Handerson Joseph, a Profa. Piedade Lino Videira, a Profa. Francisca de Paula de Oliveira, O Prof. Alexandre Adalberto Pereira e a Profa. Eliane Leal Vasquez. Durante a roda discutiu-se a pluralidade das ações afirmativas, que muitas vezes acabam se resumindo a discussão quase que exclusivamente das cotas raciais.
No segundo dia, 17 de novembro de 2017, pela parte da manhã, iniciou-se o segundo bloco de minicursos intitulados: “Cartografia social e metodologias de pesquisas em territórios tradicionalmente ocupados”, ministrado pelo Prof. Dr. Raimundo Diniz – Neab/Unifap; “África no Brasil: como se formou a nossa língua portuguesa?”, ministrado pela Profa. Dra. Suzana Pinto do Espírito Santo – Neab/Unifap; “Decolonialidade e resistência LGBT”, ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Adalberto Pereira e “Racismo e sofrimento psíquico”, ministrado pela Psicóloga Thais Helena Rodrigues Araújo.

Minicurso: “Cartografia social e metodologias de pesquisas em territórios tradicionalmente ocupados”
Ministrado pelo Prof. Dr. Raimundo Diniz – Neab/Unifap

Minicurso: “África no Brasil: como se formou a nossa língua portuguesa?”
Ministrado pela Profa. Dra. Suzana Pinto do Espírito Santo – Neab/Unifap

Minicurso: “Decolonialidade e resistência LGBT”
Ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Adalberto Pereira
Já pela parte da tarde, iniciando às 14:30, houve o lançamento da campanha do Neab contra o Racismo, Racismo Religioso, Lgbtfobia e Machismo, coordenada e apresentada pela Profa. Suzana Barros, que contou com a colaboração da Psicóloga Thais Helena, no intuito de reiterar a importância de não silenciar e procurar ajuda diante de tais atos que acontecem diariamente dentro e fora do meio acadêmico.
Posteriormente ao lançamento daquela, se iniciou a roda de conversa, intitulada “Ações Afirmativas: a perspectiva dos ativistas dos Movimentos Sociais”, mediada pelo Prof. Alexandre Adalberto Pereira e composta pelos discentes César Filho, Marlon Júnior, Mayara Feitosa Teodoro e Rômulo Cambraia Ribeiro. Esses deram seus relatos sobre suas experiências na Universidade como negro e Lgbt, afroreligioso e Lgbt, mulher negra e mãe e também como Lgbt e pesquisador, respectivemente.
O evento encerrou com a apresentação de marabaixo, com dois integrantes do grupo marabaixo da juventude. O Neab agradece a todos que compareceram e ajudaram a fazer mais este evento com grande sucesso e exito.
Axé.