ÁREA IMPACTADA POR LIXÃO E A VISITA DA PEDAGOGIA

Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, Acadêmicos e parceiros
Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, Acadêmicos e parceiros

Os acadêmicos do curso de Pedagogia, Turma 2014.1, do Campus Binacional de Oiapoque, orientados pelo Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, estiveram presentes no Aterro Sanitário do município (Lixão), em virtude de uma atividade de campo, prevista no Plano de Estágio.

A proposta, explica o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, foi sensibilizar os acadêmicos de que as atividades humanas geram resíduos sólidos indiscriminadamente, sem a devida preocupação com os efeitos colaterais dessa ação, sobre o meio ambiente e na saúde da população.

Foram constatadas necessidades urgentes quando devidamente analisadas à luz da legislação pertinente, no caso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (lei federal n. 12.305/2010). Isso porque, a PNRS direciona os resíduos sólidos para um local adequado e controlado, o que teríamos em um aterro sanitário devidamente instalado. O que não acontece em nosso município.

O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, explica ainda, que esta atividade de campo, fruto de sua ação com foco na Educação Ambiental e efetivamente trabalhada durante o Estágio Supervisionado com a Turma 2014.1, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMAM, possibilitou aos acadêmicos envolvidos, vivenciarem a interface entre teoria e prática, principalmente quando conseguiram dar sentido à complexidade que a temática exige.

Ao perceberem a importância da visita monitorada ao lixão, os acadêmicos puderam constatar, também, a gravidade do descarte do lixo sem as devidas recomendações técnicas, bem como refletirem sobre tais impactos, principalmente os danos causados ou que podem causar os resíduos sólidos ali depositados, sem o controle dos órgãos competentes.

Os danos ao meio ambiente e à saúde humana, ficam mais visíveis a partir da constatação in loco. A preocupação com a área diretamente afetada pelo depósito irregular do lixo e de carcaças de animais, podem afetar diretamente, também, as bacias hidrográficas, os animais (fauna) e à vegetação (flora).

Outro impacto ambiental preocupante, mesmo que indiretamente, foi a presença de moradores no local, sem a devida proteção e/ou orientação, trabalhando na coleta de resíduos, principalmente de latinhas de alumínio. Adolescentes e jovens expostos às intempéries do local em plena manhã de uma sexta-feira.

O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, chama a atenção para esse problema socioeconômico e demonstra preocupação não só com os jovens ali presentes, mas com a destinação destes resíduos sólidos no município. Isto porque, a poluição gerada pelo lixão, transcende às fronteiras demarcadas para o descarte deste lixo, podendo alcançar cada um de nós. A lição de casa, diz o professor, parece estar ainda muito distante.