CONSELHO DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Conselho de Usuários de Serviços Públicos da UNIFAP

Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço a ser avaliado.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos conselhos de usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode inscrever-se para participar na avaliação de serviços públicos.

Este guia foi preparado para explicar como funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual.

Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “poxa, esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma!”.

Pois agora, por meio dos conselhos de usuários, a sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.

Sua opinião é, sim, fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta na avaliação e melhoria dos serviços públicos.

Eles são formados por usuários que se voluntariam para avaliar os serviços disponíveis. São totalmente virtuais e funcionam por meio de uma plataforma que foi desenvolvida pela CGU, intuitiva e fácil de usar. Assim, o poder para fazer a diferença está nas suas mãos!

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se na Plataforma.

COMO FUNCIONA?

O Conselho de Usuários de Serviço Público é o conjunto de voluntários que se inscrevem na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma pessoa pode voluntariar-se para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos.

Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais: (i) na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e (ii) na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.

Periodicamente, o órgão prestador de serviços deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

Além disso, a qualquer momento, os conselheiros poderão inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto para a exposição de propostas que busquem tornar estes serviços cada vez mais adequados à realidade dos seus usuários.

A plataforma também traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita. Basta que esta pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público.

PASSO-A-PASSO PARA SE CADASTRAR NA PLATAFORMA DO CONSELHO DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:

1. Entre no site conselhodeusuarios.cgu.gov.bre clique em “login”.

2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta.

3. Realize o acesso com os dados da sua conta.

4. Selecione “Tornar-se conselheiro”.

5. Digite “UNIFAP” na lista de serviços e clique no símbolo “adicionar”.

6. Verifique que a UNIFAP aparece em “Meus conselhos”.

7. Pronto! Em breve você receberá enquetes para avaliar os serviços da UNIFAP!

 

 

Rolar para cima