Apresentação

SOBRE O CURSO

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, em nível de Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem por objetivos promover a capacitação docente, a formação de pesquisadores e o aprimoramento técnico-científico de profissionais que exerçam atividades inerentes às ciências farmacêuticas, bem como estimular a produção de novos conhecimentos nas áreas de abrangência do curso.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) tem como base o corpo de docentes do curso de graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, entretanto, há participação no corpo de orientadores de pesquisadores de instituições francesas e cubanas, não só para fortalecer a proposta do PPGCF, mas também para concretizar a relação pré-estabelecida da formação do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica, da qual a UNIFAP faz parte, e estabeleceu cooperações técnico-científicas com as seguintes instituições:

a) Université des Antilles et de la Guyane (UAG);

b) Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS; e Institut de Recherche pour le Développement – IRD.

Vale ressaltar, que são apenas 560 km que separam o Brasil (Macapá) do território Francês, tendo acesso por vias aérea, rodoviária e marítima, o que facilita o intercambio continuo de estudantes e pesquisadores, inclusive com compartilhamento da infraestrutura laboratorial dos dois lados.

Para essa proposta foram estabelecidos convênios específicos com a participação dos seguintes pesquisadores:

– Dr. Didier Stien – Equipe Substances Naturelles et Biodiversité – Institut de Chimie des Substances Naturelles, Gif sur Yvette cedex (ICSN) – Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS;

– Dr. Didier Bereau – Campus Universitaire Saint-Denis, Caiena – Université des Antilles et de la Guyane (UAG);

– Dr Jean-Charles Robinson – Directeur Adjoint de l’UMR QUALITROP – Campus Universitaire Saint-Denis, Caiena – Université des Antilles et de la Guyane (UAG).

O PPGCF foi recomendado pela CAPES em Junho de 2012 e aprovado ao fim do mesmo ano com conceito 3, já iniciando suas atividades acadêmicas em Janeiro de 2013 com o ingresso dos aprovados no Processo Seletivo e início da primeira turma de mestrandos. Sendo reconhecido a partir de 24 de Janeiro de 2014 pela Portaria Nº 51 da CAPES/MEC.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

– Biologia Farmacêutica.

– Tecnologias aplicadas a fármacos.

→ Informações sobre as áreas de concentração aqui.

LINHAS DE PESQUISA

– Validação química-biológica de fármacos de origem sintética e natural – Biologia Farmacêutica.

– Nanotecnologia aplicada a fármacos e medicamentos – Tecnologias aplicadas a fármacos.

– Química medicinal e desenvolvimento de fármacos – Tecnologias aplicadas a fármacos.

→ Informações sobre as linhas de pesquisa aqui.

3 Comments

    • Oi Erveton, estamos nas fases finais de um Processo Seletivo que iniciou em novembro, acompanhe a página do programa que os próximos divulgaremos na página do Programa e no site do DEPSEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*