MDR realizará “Tributo à Profa. Maria Geralda de Almeida”, na sexta (25)

O evento virtual será transmitido, ao vivo, pelo canal oficial da UNIFAP, no Youtube.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) da Universidade
Federal do Amapá (UNIFAP) comunica o cancelamento da programação da “Semana de Abertura do Ano Letivo de 2022”, agendada para os dias 24 e 25 de março. Com o falecimento da Profa. Dra. Maria Geralda de Almeida, professora sênior visitante na UNIFAP, no último dia 19, o evento virtual ocorrerá no dia 25/03, às 19h, em forma de “Tributo à Profa. Geralda”. (Imagem de capa: G1)

Docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) e da Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), e outros convidados, prestarão homenagem à professora. O tributo será transmitido ao vivo, pelo canal oficial da UNIFAP, no Youtube: https://youtu.be/YhwtAJvBQik

Programação do Tributo – Homenagens

“Maria Geralda na UNIFAP” – Profa. Dra. Amanda Alves Fecury, Docente da UNIFAP e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

“A obra de Maria Geralda”  – Prof. Dr. Júlio César Suzuki, Professor Associado da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Integração da América Latina (PROLAM/USP).

“Orientandos de Maria Geralda”

Fátima Sueli Oliveira dos Santos

Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior

“Palavra livre – Gratidão à Maria Geralda”

Docentes e discentes da UNIFAP/PPGMDR/PPGEO

Sobre a docente Maria Geralda de Almeida:

Atualmente Maria Geralda era professora sênior visitante do MDR, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD), com valiosas contribuições à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG) e, em particular ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) e ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO).

Profa. Maria Geralda de Almeida (Fonte: UFG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Geografia pela Université de Bordeaux III, pós doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona, em Geografia Cultural pela Université Laval, Universita Degli Studi Di Genova e Universite de Paris IV Paris-Sorbonne. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) de 2009 a 2011. Atualmente era professora colaboradora da Universidade Federal de Sergipe, também é integrante do Programa de Docente Voluntária da Universidade Federal de Goiás, onde foi pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais-LABOTER. Também foi pesquisadora junto ao CNPq, com o Grupo de Pesquisa em Geografia Cultural: territórios e identidade. Pesquisadora Senior do Programa Nacional de Cooperação acadêmica na Amazônia, pelo edital N 21/2018 PROCAD AMAZONIA CAPES, desenvolvendo o seguinte projeto: Construção de estratégias de desenvolvimento regional e as dinâmicas territoriais do Amapá e Tocantins: 30 anos de desigualdades e complementaridades.

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPG/MDR)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG)
Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero, Macapá – AP, CEP: 68903-419