Dialogos com a Pós Graduação (Equipe ICOOPEB visita o Amapá)

A UNIFAP é uma das instituições da Amazônia que integra o Projeto ICOOPEB (Innovaciones educativas, sociales y tecnológicas para el desarrollo agrícola sostenible y cooperativismo em territorios rurales de la Amazona Ecuatoriana y Brasileña), o qual objetiva desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a utilização de novas tecnologias digitais e aproximar os professores do ensino superior às necessidades das populações do campo na Amazónia.

O projeto integra professores, estudantes, profissionais da economia social e solidária, produtores rurais e comunidades tradicionais. É financiado pela União Européia, coordenado pela Universidade de Le Mans (França), tem a participação de duas universidades da Espanha (Alicante e Miguel Hernández), envolve professores e estudantes de duas instituições equatorianas (UNIANDES e UCE) e três instituições brasileiras (IFPA-Castanhal, UNIFAP e UFRA), além de parceiros associados nas comunidades rurais do Equador (províncias de Pastaza e Napo), e do Brasil (estados do Amapá e do Pará).

No período de 17 a 21 de junho, a equipe do projeto ICOOPEB estará com algumas atividades de campo em comunidades rurais do Amapá, realizando estudos sobre empreendimentos familiares sustentáveis; organizações sociais com experiências de produção, processamento e comercialização bem sucedidas; agroextrativismo, agroecologia, conhecimento tradicional, dentre outros.

Na oportunidade, a UNIFAP estará recebendo a visita dos pesquisadores François Laurent (Universidade de Le Mans) e Jose Daniel (Universidade de Alicant). Deste modo, a coordenação do ICOOPEB planejou um diálogo entre estes pesquisadores e os programas de pós-graduação que compõem o projeto para o dia 17/06, às 14h.
O evento destina-se aos docentes e discentes dos programas de pós-graduação envolvidos no Projeto ICOOPEB (PPGDAS, PPGEO e PPGEF).