Nota de pesar pelo falecimento da Profa. Maria Geralda de Almeida

O MDR/UNIFAP manifesta aos familiares e amigos nosso profundo sentimento por sua partida.

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da Profa. Dra. Maria Geralda de Almeida, ocorrido no dia 19 de março de 2022. Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente Maria Geralda era professora sênior visitante na UNIFAP, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD), com valiosas contribuições à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG) e, em particular ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) e ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO). Em nome da comunidade acadêmica da UNIFAP manifestamos aos familiares e amigos nosso profundo sentimento por sua partida. (Reprodução: ASSESP/UNIFAP)

Tributo

No dia 25 de março, a Profa. Maria Geralda ministraria Aula Magna, de abertura das atividades letivas do PPGMDR. O evento ocorrerá em forma de tributa à vida e trajetória da docente, com participação de membros e colegas da comunidade acadêmica.

A professora Maria Geralda de Almeida, de 74 anos, da Universidade Federal de Goiás (UFG), morreu em Goiânia. Ela tinha esclerose múltipla há anos e, segundo a UFG, tinha sido internada recentemente para tratar uma infecção, mas não resistiu e faleceu no sábado (19). A professora tinha PhD (pós-doutorado) em geografia. Também foi presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). (Informações do G1/Goiás).

Sobre a docente Maria Geralda de Almeida:

Profa. Maria Geralda de Almeida (Fonte: UFG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Geografia pela Université de Bordeaux III, pós doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona, em Geografia Cultural pela Université Laval, Universita Degli Studi Di Genova e Universite de Paris IV Paris-Sorbonne. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) de 2009 a 2011. Atualmente era professora colaboradora da Universidade Federal de Sergipe, também é integrante do Programa de Docente Voluntária da Universidade Federal de Goiás, onde foi pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais-LABOTER. Também foi pesquisadora junto ao CNPq, com o Grupo de Pesquisa em Geografia Cultural: territórios e identidade. Pesquisadora Senior do Programa Nacional de Cooperação acadêmica na Amazônia, pelo edital N 21/2018 PROCAD AMAZONIA CAPES, desenvolvendo o seguinte projeto: Construção de estratégias de desenvolvimento regional e as dinâmicas territoriais do Amapá e Tocantins: 30 anos de desigualdades e complementaridades.

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPG/MDR)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG)
Rod. Juscelino Kubitschek, km 02 – Jardim Marco Zero, Macapá – AP, CEP: 68903-419